Para escrever este artigo fiquei a refletir como poderia compartilhar a minha experiência de 15 anos trabalhando com desenvolvimento humano e a jornada no universo do coaching. Tudo começou a partir de uma busca interna por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Refleti, inclusive, sobre as competências da ICF porque elas não são apenas diretrizes a serem seguidas, elas representam um caminho para o crescimento e autodescoberta, tanto para o coach quanto para o seu cliente, lembrando que é um processo de parceria.
“O autoconhecimento é o primeiro passo para a transformação”. (Carl Jung)
Compartilho com você, como cada uma das competências me ajudou a descobrir aspectos profundos da minha identidade, além de aprimorar a minha pratica como coach, por meio de desafios pessoais e profissionais percebi que o autoconhecimento é a chave para um coach eficaz e decidi, então, mergulhar profundamente nas competências da ICF, que para mim é um guia valioso nesse caminho. Importante considerar que uma competência está interligada à próxima, como uma corrente.
Inicio esta jornada pela primeira competência:
Demonstra a pratica ética, aqui começo a traçar o perfil do coach. Qual o coach eu quero SER? O coach que eu quero ser tem que ser ético, integro, honesto, saber respeitar os valores e a identidade do seu cliente, saber caminhar em ambientes e culturas diferentes garantir a confidencialidade, usar uma linguagem apropriada e respeitosa, entender a distinção entre coach com outros programas de apoio como a terapia, mentoria, aconselhamento. Ser profundo conhecedor do código de ética da ICF. Para completar vou me aprofundar na competência, incorporar uma mentalidade de coach, ou seja, desenvolver uma mentalidade aberta, flexível e focada no cliente. Preparar-se mental e emocionalmente antes de iniciar a sessão e, talvez, refletir no final o que se aprendeu. Aprofundar o autoconhecimento para aprender cada vez mais sobre si, estar aberto a uma aprendizagem continua e saber trabalhar as vulnerabilidades, usando uma supervisão ou compartilhando com colegas.