revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #137 - Outubro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre as estruturas organizacionais, a tomada de decisões e a forma como lideramos equipes é profundo. Neste contexto, a capacidade de adaptação, a clareza de propósito e o entendimento profundo do potencial humano se tornaram as principais habilidades de liderança.

Adaptação rápida: Uma necessidade, não uma opção

A adaptabilidade sempre foi uma característica importante para líderes de sucesso, mas nunca foi tão crucial quanto agora, uma vez que no ambiente impulsionado pela IA, as mudanças ocorrem em um ritmo acelerado, quase frenético. A liderança que prosperou em ambientes estáveis está, muitas vezes, lutando para acompanhar a velocidade das inovações. Hoje, a cada dia acordamos sabendo menos que o dia anterior, e esse contexto abala as estruturas de seres que não lidam bem com o imprevisível. As soluções que funcionaram até agora podem não ser mais suficientes, e os líderes precisam estar prontos para aprender, desaprender e reaprender.

Um exemplo claro disso é o que John Chambers, ex-CEO da Cisco, destacou ao dizer que, no passado, um líder podia se isolar em sua sala para desenvolver estratégias, olhar planilhas e fazer a gestão da empresa. Hoje, se o líder não estiver em constante diálogo com o mercado, não será capaz de se reinventar a cada dois ou três anos e, com isso, manter a relevância e a competitividade da empresa. A IA acelera esse cenário de incertezas.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos

Um passo Evolutivo para Indivíduos, Organizações e o Mundo

Quando as 17 iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS ou Sustainable Development Goals – SDG em inglês foram estabelecidas em setembro de 2015 estávamos, como humanidade, concedendo um nível de importância totalmente insuficiente aos grandes problemas que os ODS intencionavam resolver dentro da Agenda 2030. A evolução obtida nesses últimos anos não... leia mais

11 minutos

Uma Marca que Transcende Você Mesmo

Que emoções evocam os nomes: Ayrton Senna? Madre Teresa de Calcutá? Martin Luther King? Nelson Mandela? Bruce Lee? Mahatma Ghandi? Faço esta provocação porque costumamos pensar em marca pessoal como algo que nos serve apenas como um alavancador de vendas, onde você é o produto e o objetivo é maximizar a sua empregabilidade, ou o volume e valor de vendas de seus produtos e serviços... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium