revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #136 - Setembro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre.

Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos relacionarmos.

É inegável que, graças ao avanço tecnológico e científico, a humanidade teve muitos benefícios, como o diagnóstico precoce e a cura de doenças fatais e a automação de tarefas pesadas e repetitivas, por exemplo.

Faz parte da natureza humana buscar seu próprio desenvolvimento, por isso entendo que faz parte de ser humano criar e usar tecnologias.

Estamos vivendo um momento ímpar da história, onde a tecnologia cresceu de forma acelerada e exponencial nas últimas décadas.

Sinto-me privilegiada por estar viva neste momento, por ter experimentado o mundo antes e depois da Internet, e por poder contribuir para melhorar a vida das pessoas através da tecnologia.

Nossa vida melhorou em vários aspectos, por exemplo: não é mais necessário decorar detalhes das coisas porque temos acesso a uma base de dados que tende ao infinito e nos responde praticamente qualquer pergunta; podemos conversar por vídeo, em tempo real, com pessoas queridas que estão distantes fisicamente; podemos pagar uma conta sem precisar ir à agência bancária e esperar em uma fila. Essa lista é longa.

Porém, nem sempre a tecnologia é utilizada de maneira ética e benéfica aos seres humanos e ao planeta. E chegamos a um momento da história em que isso está mais evidente.

Há quem diga que a tecnologia é uma ferramenta neutra e que ela pode ser boa ou ruim, a depender do uso que se dá a ela, como seria com uma faca, por exemplo, que pode cortar o alimento ou matar uma pessoa. Porém, com base na Psicologia Social, aprendemos que o ser humano é um ser social, ou seja, ele torna-se uma pessoa através das relações e é influenciado por elas, pelo ambiente e pelo contexto em que está inserido. Há estudos que mostram que o ambiente é maior preditor de comportamento do que a personalidade do indivíduo.

Com este olhar, concluo que a tecnologia não é neutra. Independente da intenção do seu uso, ela muda nossos valores e comportamentos, a forma de nos relacionarmos, de pensarmos, de sentirmos e de agirmos. Muda a cultura de uma nação inteira.

E quando colocamos uma lupa no atual cenário, com smartphones com preços mais acessíveis, redes sociais com algoritmos viciantes, Inteligência Artificial inundando nosso dia a dia, podemos ver com mais clareza esse ponto.

Somos influenciados pelas propagandas e pelas pessoas de nosso convívio: “como assim você não tem celular e nem rede social?”, “como assim você não viu o novo ‘meme’, a nova ‘trend’, a nova gafe do famoso ‘quem?’”.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Uma jornada em busca de ter voz

"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais

10 minutos

Tendência 2 - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico

Tendência 2  - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico“Ser verdadeiramente estratégico” Longe de ser apenas um departamento burocrático focado em processos administrativos e cortes de custos, o RH que precisamos hoje é um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional. Ser verdadeiramente estratégico significa ir além das demandas imediatas e... leia mais

13 minutos

2025: O Ano para Sair do Looping

Todo início de ano traz a sensação de um recomeço – uma oportunidade de virar a página e escrever uma história diferente. Mas, por que, mesmo com as melhores intenções, continuamos repetindo os mesmos comportamentos e, por consequência, obtendo os mesmos resultados? A resposta é simples: reconhecer o padrão repetido até aqui, pois esse é o primeiro passo para acessar a... leia mais

10 minutos

Uma Coleção de Perguntas para 2025

2025 chegou. O calendário nos mostra uma nova oportunidade para planejar, estabelecer metas e resoluções que estão a nossa disposição... será? Quais outros momentos do ano são mais “ano novo”, ou seja, são mais significativos de recomeço, que a passagem do último dia de dezembro para o primeiro dia de janeiro? O editor desta revista achou que eu, como admiradora e... leia mais

6 minutos

O que aprendi sobre inclusão de pessoas com deficiência ao longo de 12 anos e o que o Emprego Apoiado tem a ver com isso

A Lei de Cotas que garante a reserva de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho completou 33 anos em 2024, e o Brasil ainda cumpre apenas 49,81% das vagas reservadas. Meu nome é Maite, sou Psicóloga de formação e há 12 anos trabalho com a temática da inclusão em diversos contextos, mas principalmente apoiando grandes empresas a construírem ambientes mais inclusivos e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium