revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #136 - Setembro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre.

Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos relacionarmos.

É inegável que, graças ao avanço tecnológico e científico, a humanidade teve muitos benefícios, como o diagnóstico precoce e a cura de doenças fatais e a automação de tarefas pesadas e repetitivas, por exemplo.

Faz parte da natureza humana buscar seu próprio desenvolvimento, por isso entendo que faz parte de ser humano criar e usar tecnologias.

Estamos vivendo um momento ímpar da história, onde a tecnologia cresceu de forma acelerada e exponencial nas últimas décadas.

Sinto-me privilegiada por estar viva neste momento, por ter experimentado o mundo antes e depois da Internet, e por poder contribuir para melhorar a vida das pessoas através da tecnologia.

Nossa vida melhorou em vários aspectos, por exemplo: não é mais necessário decorar detalhes das coisas porque temos acesso a uma base de dados que tende ao infinito e nos responde praticamente qualquer pergunta; podemos conversar por vídeo, em tempo real, com pessoas queridas que estão distantes fisicamente; podemos pagar uma conta sem precisar ir à agência bancária e esperar em uma fila. Essa lista é longa.

Porém, nem sempre a tecnologia é utilizada de maneira ética e benéfica aos seres humanos e ao planeta. E chegamos a um momento da história em que isso está mais evidente.

Há quem diga que a tecnologia é uma ferramenta neutra e que ela pode ser boa ou ruim, a depender do uso que se dá a ela, como seria com uma faca, por exemplo, que pode cortar o alimento ou matar uma pessoa. Porém, com base na Psicologia Social, aprendemos que o ser humano é um ser social, ou seja, ele torna-se uma pessoa através das relações e é influenciado por elas, pelo ambiente e pelo contexto em que está inserido. Há estudos que mostram que o ambiente é maior preditor de comportamento do que a personalidade do indivíduo.

Com este olhar, concluo que a tecnologia não é neutra. Independente da intenção do seu uso, ela muda nossos valores e comportamentos, a forma de nos relacionarmos, de pensarmos, de sentirmos e de agirmos. Muda a cultura de uma nação inteira.

E quando colocamos uma lupa no atual cenário, com smartphones com preços mais acessíveis, redes sociais com algoritmos viciantes, Inteligência Artificial inundando nosso dia a dia, podemos ver com mais clareza esse ponto.

Somos influenciados pelas propagandas e pelas pessoas de nosso convívio: “como assim você não tem celular e nem rede social?”, “como assim você não viu o novo ‘meme’, a nova ‘trend’, a nova gafe do famoso ‘quem?’”.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos

Vivemos Tempos de Turbulência

Crise climática, guerras, pandemia de COVID-19, crise migratória, desigualdade econômica e social, segurança cibernética, crise ambiental, perda da biodiversidade, extremismo e polarização. Mas será que essas crises possuem algo em comum? Sim, todas elas são inter-relacionadas, sistêmicas e ameaças existenciais globais, causadas pelo comportamento humano. Em outras palavras, foram... leia mais

11 minutos

Marca de liderança – Sua forma única de expressar suas forças e suas vulnerabilidades a serviço de seus objetivos

Todos nós temos uma marca, independentemente da consciência disso e da decisão de ter ou não controle sobre ela. E, na liderança a marca deve estar integrada ao time e à organização. Antes de trabalhar com desenvolvimento humano, tive uma carreira corporativa de mais de 30 anos na área de Marketing e Negócios. E essa visão determinou meu olhar para a importância em se posicionar e se... leia mais

11 minutos

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium