Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais.
Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes de culturas de coaching fortes e como as organizações utilizam o coaching para atingir seus objetivos estratégicos.
A edição mais recente da pesquisa: "Defining New Coaching Cultures", realizada entre fevereiro e março de 2023 com profissionais de RH (60%), T&D (16%) e executivos (10%), surgiu em um período de imensa transformação no local de trabalho desencadeada pela pandemia global e lança luz sobre tendências críticas que afetam as culturas de coaching.
Ao revisitar muitos dos assuntos de pesquisas anteriores, esta edição também se concentra em barreiras como o burnout e a rotatividade de funcionários, a influência dos avanços tecnológicos, como plataformas de coaching digital, e a necessidade de desenvolver uma força de trabalho cada vez mais remota. Além disso, analisa o impacto do coaching em iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), desenvolvimento de líderes e bem-estar dos colaboradores.
Apresento abaixo os componentes de uma cultura de Coaching sólida, destacados pela pesquisa e, o quanto os participantes do estudo concordam com as afirmações ou utilizam cada um deles:
● os funcionários valorizam o coaching (73%)
● o Coaching é uma linha constante e específica do orçamento (33%)
● os executivos seniores valorizam coaching (78%)
● os colaboradores têm a mesma oportunidade de receber coaching (27%)
● os líderes e coaches internos recebem formação específica em coaching (65-72%)
Além das características acima, as organizações utilizam o Coaching em 3 diferentes formatos:
1 - Coach externo: um coach profissional, autônomo ou associado de empresas que fornecem coaching (64%).
2 - Coach interno: um coach profissional, colaborador da organização e que tem responsabilidades específicas de coaching identificadas em sua descrição de cargo (50%).