Doing what you love is the cornerstone of having abundance in your life
Wayne Dyer
Todos os dias escrevo no Obsidian, um programa de Personal Knowledge Management que me ajuda a conectar várias ideias. Sempre que abro uma nova nota, vejo uma citação gerada automaticamente: é a que encabeça este artigo.
Existem muitas teorias e muitas práticas quando se fala em branding ou marca pessoal. Mentorando vários clientes que buscam se posicionar no LinkedIn de modo estratégico, acredito que boa parte do discurso sobre o marketing relativo a isso está envolto em mitos. Para chegar até Ítaca, Ulysses teve de tapar o ouvido, recusando o belo canto das sereias - e como são sedutoras essas palavras: oceano azul, arquétipos...um coral que termina por iludir, prejudicando os que desejam transmutar o chumbo em ouro.
Neste texto, gostaria de oferecer uma perspectiva alternativa, mais alinhada com os saberes da alquimia. Gostaria de pensá-la como um conhecimento que une a ciência e a arte. Tanto a parte científica, que exige experimentação, testes, resultados e um processo capaz de ser reproduzível, quanto a parte artística, ou seja, o potencial criativo de ousar ir contra a corrente, de dar voz ao que temos de único.
A primeira sereia: o oceano azul
A estratégia do oceano azul supõe um mindset de escassez: existe um oceano e dentro dele há faixas mais povoadas (as vermelhas) e faixas menos povoadas (as azuis). Assim, você deve buscar ocupar a faixa azul. A analogia parece profunda, mas acaba tornando a competição uma corrida para "preencher lacunas" antes de todos os outros. Se você chegou depois, aí as coisas começam a complicar, afinal um peixinho no meio de tubarões está lutando apenas pela sobrevivência...
- Como se tornar insubstituível?
- Crie uma categoria para si próprio.
- Não é preciso competir com os outros.
- Basta ser o dono daquele nicho.
- É a única coisa que você faz.
- Você não precisa ser o melhor.
- Porque você é o único.
- Enquadre o problema.
- Dê um nome.
- Tome para si.
- Se você é comparável, você pode ser substituível.
- Depois do melhor, vem outro melhor.
- Antes do melhor, tem um excelente.
- Atrás do excelente, vem o bom.
- E assim por diante.
- Mas quem é único joga um jogo sem concorrentes.
- Não há oceano azul nem vermelho.
- Quem ganha é quem cria o seu próprio oceano.
- Só nele é possível nadar de braçada.
A demanda é sempre criada. Ninguém precisava de um ipod, de um iphone, de um ipad. Hoje, não vivemos sem um aparelho desses.