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Edição #132 - Maio 2024

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O canto das sereias: criando a sua marca pessoal com novas artes, novo engenho

Doing what you love is the cornerstone of having abundance in your life
Wayne Dyer

Todos os dias escrevo no Obsidian, um programa de Personal Knowledge Management que me ajuda a conectar várias ideias. Sempre que abro uma nova nota, vejo uma citação gerada automaticamente: é a que encabeça este artigo. 

Existem muitas teorias e muitas práticas quando se fala em branding ou marca pessoal. Mentorando vários clientes que buscam se posicionar no LinkedIn de modo estratégico, acredito que boa parte do discurso sobre o marketing relativo a isso está envolto em mitos. Para chegar até Ítaca, Ulysses teve de tapar o ouvido, recusando o belo canto das sereias - e como são sedutoras essas palavras: oceano azul, arquétipos...um coral que termina por iludir, prejudicando os que desejam transmutar o chumbo em ouro.

Neste texto, gostaria de oferecer uma perspectiva alternativa, mais alinhada com os saberes da alquimia. Gostaria de pensá-la como um conhecimento que une a ciência e a arte. Tanto a parte científica, que exige experimentação, testes, resultados e um processo capaz de ser reproduzível, quanto a parte artística, ou seja, o potencial criativo de ousar ir contra a corrente, de dar voz ao que temos de único.

A primeira sereia: o oceano azul

A estratégia do oceano azul supõe um mindset de escassez: existe um oceano e dentro dele há faixas mais povoadas (as vermelhas) e faixas menos povoadas (as azuis). Assim, você deve buscar ocupar a faixa azul. A analogia parece profunda, mas acaba tornando a competição uma corrida para "preencher lacunas" antes de todos os outros. Se você chegou depois, aí as coisas começam a complicar, afinal um peixinho no meio de tubarões está lutando apenas pela sobrevivência...

  • Como se tornar insubstituível?
  • Crie uma categoria para si próprio.
  • Não é preciso competir com os outros.
  • Basta ser o dono daquele nicho.
  • É a única coisa que você faz.
  • Você não precisa ser o melhor.
  • Porque você é o único.
  • Enquadre o problema.
  • Dê um nome.
  • Tome para si.
  • Se você é comparável, você pode ser substituível.
  • Depois do melhor, vem outro melhor.
  • Antes do melhor, tem um excelente.
  • Atrás do excelente, vem o bom.
  • E assim por diante.
  • Mas quem é único joga um jogo sem concorrentes.
  • Não há oceano azul nem vermelho.
  • Quem ganha é quem cria o seu próprio oceano.
  • Só nele é possível nadar de braçada.

A demanda é sempre criada. Ninguém precisava de um ipod, de um iphone, de um ipad. Hoje, não vivemos sem um aparelho desses.

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