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Edição #13 - Junho 2014

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Entre lobos, ovelhas e pastores

A cultura do pastoreio surgiu quando um grupo de humanos que vivia seguindo uma manada de animais migratórios começou a restringir o acesso a eles de outros comensais naturais como os lobos. Os humanos se apropriaram das manadas e estabeleceram limites que impediram o acesso dos lobos a seu alimento natural. Iniciaram a matança dos lobos que passaram a ser vistos como inimigos, a fim de conservar a propriedade que haviam estabelecido. A prática cotidiana foi passada para as gerações seguintes espontaneamente através das crianças que cresceram nessa comunidade. É assim que Maturana (1928) correlaciona o surgimento do pastoreio, como modo de vida, a uma mudança cultural que se propagou até nossos dias através da emoção e da linguagem, suscitando inimizades e guerras, hierarquia e subordinação, poder e obediência, dominação, controle e busca ansiosa pela segurança.

Essa cultura é, ainda hoje, preponderante na nossa sociedade e nas nossas empresas que, diante dos complexos desafios da atualidade, precisam se reinventar continuamente para sobreviver e crescer em meio à alta competitividade. Há uma percepção praticamente geral de que o tempo anda mais rápido e de que o mundo está mais dinâmico e, nas empresas, há poucos espaços para conversas significativas e reflexões mais profundas.

Quando as equipes não alcançam os resultados, busca-se, tão rápido quanto possível, identificar falhas e agir corretivamente.

Por outro lado, alguns executivos de empresas bem sucedidas têm feito um movimento contrário e estão revendo seus negócios. Estão experimentando alternativas para que suas empresas possam ampliar a capacidade de adaptação ao dinamismo do mercado. Estão revendo objetivos, reduzindo a burocracia, criando espaços informais de conversação, incentivando a liderança compartilhada, instituindo experiências com equipes autogeridas funcionando em rede, compartilhando processos decisórios e incentivando a contratação de funcionários com perfis completamente diferentes dos da organização, valorizando a diversidade de culturas e visões.

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