Quando mencionamos Coaching de Equipes s o comuns os questionamentos o que mesmo como funciona que resultados prop e como poss veis Hoje est bem mais claro para a maioria das pessoas que trabalham com desenvolvimento ou buscam alternativas neste sentido o que pode ser esperado do Coaching Individual por m quando falamos na abordagem voltada para Equipes comum a incerteza Algo compreens vel visto que uma alternativa de Coaching ainda em constru o na perspectiva de muitos estudiosos sobre o assunto Observamos evid ncias que apontam uma expans o significativa do Coaching de nbsp Equipes considerando entre outros aspectos as discuss es sobre o tema nos contextos dos profissionais voltados para a Gest o de Pessoas e demandas oriundas das empresas que denotam forte interesse em contratar Coaching para potencializar Equipes Embora ainda exista pouca literatura sobre este assunto muitas experi ncias v m sendo compartilhadas desde a Inglaterra Fran a Espanha e Canad No Brasil a partir dos estudos de urea Castilho profissional com hist ria reconhecida na rea de Desenvolvimento de Grupos e Gest o de Pessoas j t nhamos contato com uma abordagem por ela delineada de Coaching de Equipes na ltima d cada A profiss o e o mercado est o amadurecendo para assimilar esta nova forma de alavancar desenvolvimento Esta abordagem pressup e o Grupo comportar-se como Equipe com aprimoramento que denota um trabalho conjunto qualificado a partir dos aprendizados sobre a din mica das rela es e do pr prio grupo Esta uma condi o de amadurecimento recomend vel para avan ar no Coaching de Equipes Diferente de um grupo em que os membros desenvolvem muitas vezes individualmente suas tarefas a partir de objetivos comuns uma equipe aprende para ir al m Seus membros lutam pelo alcance dos objetivos de forma compartilhada valorizam a complementaridade de talentos de intelig ncias de disponibilidades de diferen as e principalmente reconhecem como trabalham juntos aprimoram habilidades de relacionamento potencializam a complementaridade dos pap is qualificam os valores individuais e da equipe protagonizando o que d sentido e move suas a es Tendo em vista as ideias acima o Coaching de Equipes necessita partir de uma estrat gia que inclua num primeiro momento reconhecer o est gio em que o grupo-cliente se encontra se j atua como Equipe ou se ainda encontra-se em est gios anteriores podendo inclusive apresentar-se como um agrupamento situa o em que as pessoas ainda n o internalizaram qualquer no o de trabalho conjunto O Coach desta forma tem como tarefa inicial reconhecer onde o grupo-cliente encontra-se em sua trajet ria de desenvolvimento para apoi -lo no caminho que leva ao lugar onde deseja conquistar enquanto equipe quanto sua performance e resultados No contexto das empresas sendo elas familiares privadas ou p blicas acreditamos que o Coaching de Equipes favorece melhoria de desempenho para acelerar aprendizados no mbito coletivo para entendimentos e manejos de conflitos para trabalhar inova o e mudan a de cultura o que inclui reflex o e a o novas atitudes e comportamentos enfrentamento do que necess rio de forma vi vel e substancial Neste sentido o comprometimento com os resultados vislumbrados constru dos com a alta dire o as orienta es estrat gicas e estabelecimento de metas claras s o norteadores significativos para a evolu o do que desejado Talvez o maior diferencial do Coaching de Equipes comparado a outras abordagens de desenvolvimento seja quanto ao foco e objetividade do que deva ser alcan ado num tempo determinado considerando os valores e o que essencial para a Equipe e empresa algo que emerge da pr pria Equipe como resultado das interlocu es sist micas que desenvolve dando contorno ao que significativo num determinado tempo e contexto e que dever ser priorizado como resultado Considerando o que foi citado acima enfatizamos alguns benef cios que podem enriquecer a Equipe a partir da abordagem de Coaching Clarifica o de metas e desempenho elevado da Equipe Consist ncia sobre prioridades coletivas Aprendizagem coletiva emerg ncia de solu es e novas formas de trabalhar Comunica o efetiva na equipe...