icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #13 - Junho 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 13

Edição de aniversário

Nesta edição e na próxima abordaremos o Coaching de Equipes ou em Grupos. Tem-se ouvido muito no mercado sobre isto e novamente nos preocupamos com os riscos da utilização de sistemas mecanicistas e instrumentais quando temos várias pessoas reunidas. O mesmo fenômeno foi visto quanto à liderança, onde muitos processos e metodologias tratam da liderança um a um, enquanto que nos ambientes de trabalho temos grupos e equipes, o que muda toda a dinâmica dos relacionamentos e comportamentos.

A moda do Coaching trouxe vários aventureiros ao mercado, cujo discurso principal está sobre o quanto podemos ganhar financeiramente com o Coaching. A Revista Coaching Brasil vem, ao longo deste seu primeiro ano de vida, trazendo a mensagem do quão desafiador é lidar com a vida, os sonhos e o destino de outra pessoa, o que exige um altíssimo grau de responsabilidade, demandando tempo de preparação, experiência, atualização contínua e muita supervisão. Cursos rápidos instrumentalizam a pessoa para um início, mas ela deve estar consciente da necessidade de avançar e cada vez mais se desapegar dos instrumentos para conectar-se verdadeiramente com outros seres humanos.

O Coaching de Equipes ou em Grupos, conforme vendido por vários no mercado é uma excelente oportunidade para potencializar ganhos, trabalhando o Coaching no atacado.

Aos mais experientes, este fato causa arrepios. Quanto estrago ele pode causar e novamente macular o nome e o conceito do Coaching.

Pensando em trazer mais luz para esta questão, vamos abordar este conceito em duas edições.

Nesta, trazemos a opinião de pessoas que estudam a dinâmica dos grupos em profundidade, e sabem como as pessoas assumem comportamentos distintos quando estão em grupos. Os grupos e equipes passam a ter uma vida própria, uma identidade e também uma emocionalidade.

Quando vamos fazer um processo de Coaching com esta entidade, formada por uma multiplicidade de individualidades, precisamos ter em mente as várias dimensões que estão ativas e estudar o funcionamento dos grupos e das equipes torna-se fundamental para o coach que quer trabalhar com esta modalidade.

Boa leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 30/05/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 153 - Contratação Consciente

Querido(a) leitor(a), a edição 152 foi um convite à maturidade. Falamos sobre demissão. Sobre o fim. Sobre o momento em que a relação de trabalho deixa de fazer sentido, ou deixa de ser sustentável. Não romantizamos rupturas. Não as tratamos como fracasso. Tratamos como consequência.  E, se tivemos a coragem de olhar para o desligamento com honestidade, seria incoerente não... leia mais

8 minutos

Editorial - Ed. 152 - Demissão Humanizada

Querido(a) leitor(a), Alguns temas não surgem de um planejamento editorial meticuloso. Eles emergem. Brotam de conversas aparentemente comuns, de encontros certos, de escutas atentas no momento exato. Foi assim com esta edição. Em novembro, enquanto assistia a uma mesa redonda no Congresso de Action Learning, em São Paulo, acompanhava com interesse as reflexões de Mônica Viveiros... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 151 - Prática de Vida Integral

Querido(a) leitor(a), Chegamos a mais um final de ano. Alguém mais está com a sensação de que este ano passou meio rápido? Foi um ano de muitas mudanças no mundo, nas publicações, nas mídias sociais, na internet, nas empresas e nos RHs. Parece que duas letrinhas viraram a nova febre do momento “IA”. Mas o que queremos mesmo é falar sobre o humano. Alguns temas chegam de... leia mais

5 minutos

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium