revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #13 - Junho 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 13

Edição de aniversário

Nesta edição e na próxima abordaremos o Coaching de Equipes ou em Grupos. Tem-se ouvido muito no mercado sobre isto e novamente nos preocupamos com os riscos da utilização de sistemas mecanicistas e instrumentais quando temos várias pessoas reunidas. O mesmo fenômeno foi visto quanto à liderança, onde muitos processos e metodologias tratam da liderança um a um, enquanto que nos ambientes de trabalho temos grupos e equipes, o que muda toda a dinâmica dos relacionamentos e comportamentos.

A moda do Coaching trouxe vários aventureiros ao mercado, cujo discurso principal está sobre o quanto podemos ganhar financeiramente com o Coaching. A Revista Coaching Brasil vem, ao longo deste seu primeiro ano de vida, trazendo a mensagem do quão desafiador é lidar com a vida, os sonhos e o destino de outra pessoa, o que exige um altíssimo grau de responsabilidade, demandando tempo de preparação, experiência, atualização contínua e muita supervisão. Cursos rápidos instrumentalizam a pessoa para um início, mas ela deve estar consciente da necessidade de avançar e cada vez mais se desapegar dos instrumentos para conectar-se verdadeiramente com outros seres humanos.

O Coaching de Equipes ou em Grupos, conforme vendido por vários no mercado é uma excelente oportunidade para potencializar ganhos, trabalhando o Coaching no atacado.

Aos mais experientes, este fato causa arrepios. Quanto estrago ele pode causar e novamente macular o nome e o conceito do Coaching.

Pensando em trazer mais luz para esta questão, vamos abordar este conceito em duas edições.

Nesta, trazemos a opinião de pessoas que estudam a dinâmica dos grupos em profundidade, e sabem como as pessoas assumem comportamentos distintos quando estão em grupos. Os grupos e equipes passam a ter uma vida própria, uma identidade e também uma emocionalidade.

Quando vamos fazer um processo de Coaching com esta entidade, formada por uma multiplicidade de individualidades, precisamos ter em mente as várias dimensões que estão ativas e estudar o funcionamento dos grupos e das equipes torna-se fundamental para o coach que quer trabalhar com esta modalidade.

Boa leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 30/05/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium