icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #127 - Dezembro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cultivar a confiança nas empresas: porquê e como?

Nas organiza es e neg cios de sucesso a confian a tornou-se recentemente um tema muito presente H v rias raz es importantes para isso e todas elas refletem desenvolvimentos significativos no mundo profissional e nas expectativas dos trabalhadores e empregadores novas gera es novas tecnologias necessidade cont nua de adapta o mudan a ou ainda desenvolvimento crescente de patologias mentais As gera es Y millennials e Z querem cada vez mais encontrar sentido na atividade profissional e procuram ambientes onde se sintam valorizados ouvidos e envolvidos De modo geral o bem-estar dos trabalhadores hoje uma grande preocupa o para as empresas uma vez que contribui diretamente para os resultados econ micos Como demonstrou um estudo recente das Universidades de Oxford e Rotterdam um trabalhador feliz em m dia mais produtivo mais criativo e vende mais do que outros Este estudo tamb m menciona que dos managers acreditam que a falta de bem-estar impacta negativamente na produtividade de suas equipes Portanto uma cultura em que a confian a aparece como prioridade n o representa apenas uma caracter stica agrad vel de se ter em uma organiza o mas certamente um componente essencial do sucesso para o grupo A confian a promove a coes o das equipes a efici ncia operacional e a obten o de resultados coletivos extraordin rios No mundo moderno as empresas e os seus l deres em primeiro lugar enfrentam desafios cada vez mais complexos De acordo com o trabalho do acad mico canadense Dr Henri Mintzberg os l deres ou gerentes de hoje t m um n mero de decis es e eventos para processar por dia vezes maior do que no in cio do s culo passado - paralelamente enfrentam desafios como menos tempo e atrasos para process -las A capacidade de gerar confian a e portanto a capacidade de delegar de forma consciente coerente e respons vel condiciona diretamente os resultados futuros da organiza o Por fim a confian a tamb m mas n o s uma quest o de RH atrav s da marca empregadora Empresas que promovem a confian a no trabalho fortalecem a imagem e a reputa o de sua marca n o mais f cil para a Natura ou para o Google recrutar do que para seus concorrentes Algumas empresas constru ram deliberadamente a sua cultura empresarial em torno da confian a e o sucesso delas provou que est o certas Podemos citar aqui nomes internacionais como Apple ou Google claro mas tamb m empresas ou subsidi rias brasileiras como Akzo Nobel Decathlon PepsiCo Saint-Gobain Polenghi ou Vedacit Uma coisa que essas empresas t m em comum quase sempre aparecem nos rankings do Great Place to Work Ent o como essas empresas constroem uma forte cultura da confian a Como a confian a pode ser o ingrediente que mant m as equipes unidas e as impulsiona a alcan ar resultados coletivos excepcionais Vejamos um pouco mais de perto o exemplo da Gore-Tex uma empresa revolucion ria no...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Guia de Sobrevivência para Aplicar Estruturas Libertadoras

Nem tudo é um prego, mesmo com um martelo poderoso nas mãos Nos últimos anos, as estruturas libertadoras vêm ganhando espaço como instrumentos capazes de transformar reuniões enfadonhas em diálogos vivos, planejamentos engessados em processos participativos e soluções impostas em criações colaborativas. O entusiasmo em torno de seu uso tem sido legítimo — afinal, poucos... leia mais

12 minutos

As histórias que você conta para você podem ser ‘fakes’

Quais histórias você tem contado para si mesmo que podem estar desacelerando sua evolução pessoal e profissional? Atuando com lideranças há mais de duas décadas, deparo-me continuamente com histórias contadas nos bastidores de meus atendimentos de coaching e mentoria.  Para ilustrar este cenário e tema instigante, citarei abaixo dois ‘cases’ com nomes fictícios que têm sido... leia mais

12 minutos

Movida a ação e convicção: o engajamento é a embalagem das melhores entregas

Atitude é posição e postura, é jeito e gesto, transparece no corpo, nas nossas decisões e no que a gente reverbera em nossas conexões. No meu caso, antes mesmo de compreender o significado de atitude, a proatividade prevalecia, me impelia desde a infância a buscar uma solução. Meus pais eram muito simples, e estar na frente da fanfarra, no feriado da Independência, tinha pra mim o... leia mais

13 minutos

Etarismo – Transformando a partir de mim mesmo

“Você não pode controlar todos os eventos que acontecem com você, mas pode controlar sua atitude em relação a eles.” Maya Angelou A Pirâmide Etária de nosso país está se modificando rapidamente. O IBGE estima que, em 2070, a população acima dos 60 anos atinja 37,8%, chegando a 25% já em 2030. Profissionais de D&I têm sido essenciais em sua luta incansável pela... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium