Nas organiza es e neg cios de sucesso a confian a tornou-se recentemente um tema muito presente H v rias raz es importantes para isso e todas elas refletem desenvolvimentos significativos no mundo profissional e nas expectativas dos trabalhadores e empregadores novas gera es novas tecnologias necessidade cont nua de adapta o mudan a ou ainda desenvolvimento crescente de patologias mentais As gera es Y millennials e Z querem cada vez mais encontrar sentido na atividade profissional e procuram ambientes onde se sintam valorizados ouvidos e envolvidos De modo geral o bem-estar dos trabalhadores hoje uma grande preocupa o para as empresas uma vez que contribui diretamente para os resultados econ micos Como demonstrou um estudo recente das Universidades de Oxford e Rotterdam um trabalhador feliz em m dia mais produtivo mais criativo e vende mais do que outros Este estudo tamb m menciona que dos managers acreditam que a falta de bem-estar impacta negativamente na produtividade de suas equipes Portanto uma cultura em que a confian a aparece como prioridade n o representa apenas uma caracter stica agrad vel de se ter em uma organiza o mas certamente um componente essencial do sucesso para o grupo A confian a promove a coes o das equipes a efici ncia operacional e a obten o de resultados coletivos extraordin rios No mundo moderno as empresas e os seus l deres em primeiro lugar enfrentam desafios cada vez mais complexos De acordo com o trabalho do acad mico canadense Dr Henri Mintzberg os l deres ou gerentes de hoje t m um n mero de decis es e eventos para processar por dia vezes maior do que no in cio do s culo passado - paralelamente enfrentam desafios como menos tempo e atrasos para process -las A capacidade de gerar confian a e portanto a capacidade de delegar de forma consciente coerente e respons vel condiciona diretamente os resultados futuros da organiza o Por fim a confian a tamb m mas n o s uma quest o de RH atrav s da marca empregadora Empresas que promovem a confian a no trabalho fortalecem a imagem e a reputa o de sua marca n o mais f cil para a Natura ou para o Google recrutar do que para seus concorrentes Algumas empresas constru ram deliberadamente a sua cultura empresarial em torno da confian a e o sucesso delas provou que est o certas Podemos citar aqui nomes internacionais como Apple ou Google claro mas tamb m empresas ou subsidi rias brasileiras como Akzo Nobel Decathlon PepsiCo Saint-Gobain Polenghi ou Vedacit Uma coisa que essas empresas t m em comum quase sempre aparecem nos rankings do Great Place to Work Ent o como essas empresas constroem uma forte cultura da confian a Como a confian a pode ser o ingrediente que mant m as equipes unidas e as impulsiona a alcan ar resultados coletivos excepcionais Vejamos um pouco mais de perto o exemplo da Gore-Tex uma empresa revolucion ria no...