A arte de colaborar
अमन्त्रम्-अक्षरं नास्ति नास्ति मूलम्-अनौषधम् । अयोग्यः पुरुषो नास्ति योजकस्-तत्र दुर्लभः ॥ (Não há som que não seja um mantra, nem planta que não seja medicinal. Não existe pessoa indigna, o que falta é um... leia mais
Sabemos que todos os clientes são pessoas, e que todos os funcionários são pessoas. Logo, para entender de negócios precisamos entender de pessoas, correto? Mas, a pergunta que fica é: como pessoas funcionam?
De acordo com o Eneagrama Cognitivo, a teoria de funcionamento psicológico humano mais recente, desenvolvida por Jomar Filho, pessoas são movidas por certas energias, que dão vida ao corpo humano, que possuem funções biológicas e revelam necessidades importantes de serem atendidas, e isso é chamado de: emoções.
Sendo assim, uma vez que clientes são pessoas e funcionário são pessoas, negócios são pessoas. Se pessoas são movidas por energias chamadas “emoções”, então negócios são movidos por emoções! Veja bem, isso é mais real do que parece. Quais empresas mais trazem resultados? As que estimulam mais emoções no seu público, ou, as que organizam mais emoções.
Dado este primeiro passo, não vamos parar por aí. Estas emoções possuem certas qualidades. A depender da qualidade destas emoções, ainda de acordo com a teoria do Eneagrama Cognitivo, temos aquilo que chamamos de: Saúde Mental. Uau! Agora podemos enxergar com clareza o quanto emoções, e consequentemente, saúde mental, é determinante para os negócios. E arrisco dizer que, observando as tendências do mundo atual, este será um dos maiores diferenciais para uma empresa se destacar no mercado. Não é à toa que “inteligência emocional” é uma das soft skills mais desejadas em ambiente corporativo.
अमन्त्रम्-अक्षरं नास्ति नास्ति मूलम्-अनौषधम् । अयोग्यः पुरुषो नास्ति योजकस्-तत्र दुर्लभः ॥ (Não há som que não seja um mantra, nem planta que não seja medicinal. Não existe pessoa indigna, o que falta é um... leia mais
Muitas empresas não sabem por onde começar quando se trata de criar uma área de diversidade, equidade e inclusão (DEI) ou de implementar projetos relacionados. No entanto, quero compartilhar alguns cases que não apenas “aceleraram” esses esforços, mas também se mostraram lucrativos em termos de posicionamento no mercado, na criação de produtos para todos e especialmente criando novos... leia mais
“Sendo o amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar” Maturana Diálogo, conversa e comunicação. Três palavras-chave quando pensamos em diversidade. Diversidade, Equidade e Inclusão é o tema da revista. É parte do que nós... leia mais
A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial no mundo corporativo, revolucionando diversas áreas, incluindo recursos humanos (RH). Neste artigo, exploraremos como a IA está sendo utilizada para impulsionar o crescimento das empresas e otimizar processos de RH, com um foco especial no que fazemos aqui no iFood Benefícios. Além disso, discutiremos os principais... leia mais
Quando fui convidada para escrever este artigo, precisei me despir das ideias pré-concebidas que se constroem naturalmente de uma geração para a outra. Sou de uma geração que subia em árvores, fazia pesquisas de escola na Barsa, me perdia no trânsito procurando me localizar, fazia trabalhos de escola em folha de papel almaço, gravava minha playlist em fita k7, brincava de esconde-esconde... leia mais