revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #127 - Dezembro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A confiança, base de todo relacionamento na vida e no trabalho - Como medi-la para melhor performar

1 - A confiança, o que é, e, o que não é?

A confiança é uma competência comportamental de relacionamento. Alguns comportamentos, conscientes ou não, nos aproximam das pessoas, enquanto alguns outros nos afastam. A competência da confiança não se encontra na capacidade de confiar em todos e tudo. Confiar demasiado por ser perigoso tanto quanto desconfiar demais. Portanto a competência da confiança se encontra na consciência e compreensão da situação e no alinhamento de seus comportamentos de forma congruente. Às vezes, ser prudente e ter uma desconfiança controlada pode ser mais que recomendado.

É comum que as pessoas confundam os termos confiança e confiabilidade. A confiabilidade tem a ver com suas intenções e seu caráter. Alguém pode não ser confiável, mas demonstrar uma grande capacidade comportamental de ganhar a confiança das pessoas. Os golpistas digitais são um bom exemplo disso. A desconfiança pode partir de uma emoção como a insegurança, desde que ela se materializa por meio de comportamentos observáveis.

Uma emoção que se estabeleça no tempo e passa a ser observável a nível comportamental, pode gerar confiança ou desconfiança. Estes comportamentos se estabelecendo no tempo e se tornando um traço comportamental permanente, podem ser caracterizados na confiabilidade ou na incredibilidade. Assim, a variável entre a emoção da segurança, a confiança e a confiabilidade é o tempo.


2 - A importância da confiança

Nossa vida é feita de relacionamentos, quer sejam na família, no trabalho ou na sociedade. Não há relacionamento sem confiança. Da mesma maneira, não existem negócios sem relacionamentos, portanto não existem negócios sem confiança. O principal fator que rege os altos e baixos de uma bolsa de valores é a confiança. Quando o mercado confia, ele compra, quando ele desconfia, se apressa em vender.

Apesar da confiança ser tão importante em nossa vida, damos pouca importância a este tema. Como diz Warren Buffett: “A confiança é como o ar que respiramos, enquanto tem, ninguém presta atenção, mas quando vem a faltar todos notam rapidamente.”

Um estudo¹ de 2016 de uma grande consultoria internacional revelou que “55% dos CEOs reconhecem que a desconfiança é um freio para suas organizações e que não fazem ideia de como mudar essa realidade.”

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos

Transformar-se para Transformar

O modo como você vive está melhorando as condições de vida para o maior número de seres? Ou você acredita que está separado de alguém ou de alguma forma de vida? É tempo de despertar, de expandir a consciência humana, de sair do casulo e voar livremente. Liberdade é responsabilidade. (Monja Coen) ----------------- Nesses tempos de profundas e aceleradas... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium