Foram 12 meses de imersão, passou voando não é mesmo?
Hoje será nosso último dia na maravilhosa Rua Caleidoscópio situada no Distrito do Coaching Coletivo, entraremos oficialmente na Porta 7 – A Porta das Teorias, Metodologias e Estratégias de Intervenção, apesar de esbarrarmos com elas o tempo todo ao longo desses 365 dias.
Vimos na Porta 6 o uso do coaching como metodologia e estratégia de intervenção pela Coach e Psicóloga do Desporto Dulce Soares junto com seu parceiro Pedro Alves que além de treinador adjunto, formado em Educação Física é Coach de Equipe, os dois utilizaram duas abordagens teóricas bem integradas: a Psicologia Social de Enrique Pichon Rivière, acionando a técnica do Grupo Operativo como estratégia de intervenção para promover a coesão grupal entre o grupo de capitães e para todo plantel Sub 17, a base da Epistemologia Convergente de Jorge Visca integrando o afetivo, cognitivo e social de um Eu, rumo a construção do espaço do Nós.
Os dois coaches perceberam que estudar a forma de pensar, sentir e agir de um desportista encaixava como uma luva na Teoria do Self 1 e Self 2 do estimado professor de Harvard e ex-atleta do tênis - Tim Gallwey pois para o mundo do desporto na percepção da dupla foi uma tacada de mestre - a teoria - “número certo” para esse cliente que no caso era a equipe de futebol Sub 17 de um Clube Distrital de Portugal.
Mas vamos nos aprofundar um pouco mais...O que significa teoria e metodologia?
Teoria é um modo de ver, que remete a maneira específica de ver o mundo (interno e/ou externo) ou de compreender o campo de fenômenos que estão sendo examinados.
Eu, aproveito e te pergunto:
Como você pensa o Ser Humano?
Acredita que os processos de desenvolvimento humano se dão de fora para dentro? De dentro para fora? Ou de ambos os lados, numa relação dialética e dialógica?
É desse lugar que percebemos o fenómeno que chamamos de bases teóricas, vou citar algumas correntes teóricas da Filosofia e da Psicologia que embasam o trabalho de Coaching: Construcionismo. Existencialismo, Psicanálise, Behaviorismo ou Analítico Comportamental, Gestalt, Ontologia, Teoria Sistêmica, Psicologia Social, Psicologia Positiva, Transpessoal, etc...
Já a metodologia está ligada ao modo de fazer, é um estudo dos caminhos para se chegar a um determinando fim, é uma sistematização para se chegar a um resultado.