A escola é vista como ambiente integrador principalmente relacionado à conceitos de aprendizagem, mas, sobretudo, aprendizagem acadêmica. Porém, o termo aprendizagem diz respeito não apenas ao conteúdo pedagógico, mas, ao processo de construção de conhecimento do indivíduo em vários campos da vida. O ambiente escolar é, portanto, um lugar que reúne oportunidades de desenvolvimento de diversas habilidades que se constituem em um âmbito que referência e amplia um processo de identificação inicial com a família para, posteriormente, uma identificação generalizada com o grupo social externo, ou seja, na construção da identidade do ser social. (Valadão; Santos, 1997, p. 8).
O desenvolvimento Humano é um processo contínuo de mudanças que influenciam na perda e no ganho de características de pessoas e de grupos, sendo um processo natural no modelo bioecológico com o passar do tempo, segundo Bronfenbrenner, 2001.
No decorrer do desenvolvimento, o indivíduo desenvolve e constrói seus próprios valores morais através dos relacionamentos interpessoais, estabelecidos com o ambiente físico e social através da capacidade de agir, refletir e questionar sobre as situações que o cerca. Neste sentido, ressaltando o fato de que a escola é o ambiente onde todos nós passamos a maior parte do tempo, é coerente afirmar o quão relevante este período se torna na continuidade do processo de construção do indivíduo. Ao ingressar na escola, este ambiente torna-se reflexo do conteúdo primário aprendido pelo individuo no ambiente familiar, principalmente em contato com as primeiras figuras parentais, promovendo um espaço contínuo de desenvolvimento e modelagem nos âmbitos que agregam a formação de valores dos alunos. Sendo assim, o ambiente escolar passa a ser parte da formação global das pessoas, responsável por contribuir na construção de conhecimento da comunidade social e desenvolvimento pessoal.