icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #123 - Agosto 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Trauma e Gestão Emocional

O trauma uma resposta intensa a um evento traum tico que pode ser caracterizado por uma experi ncia amea adora perigosa ou prejudicial integridade f sica ou emocional de uma pessoa Pode ser causado por eventos como acidentes graves viol ncia abuso f sico ou emocional desastres naturais perda de entes queridos ou experi ncias de guerra O trauma pode ser chamado de choque quando h eventos espec ficos e pontuais relacionados ou desenvolvimental quando ocorre a partir de eventos constantes e na fase de desenvolvimento da pessoa Pode afetar profundamente a sa de mental e emocional de uma pessoa causando sintomas como flashbacks lembran as v vidas e perturbadoras do evento pesadelos ansiedade evita o de situa es relacionadas ao trauma irritabilidade ins nia e dificuldade de concentra o A gest o emocional por sua vez refere-se s estrat gias e habilidades que uma pessoa utiliza para lidar com suas emo es de forma saud vel e eficaz Envolve reconhecer compreender e expressar emo es de maneira adequada al m de regular o estado emocional para alcan ar um equil brio psicol gico importante lembrar que a gest o emocional n o significa suprimir ou negar as emo es mas sim aprender a lidar com elas de maneira saud vel para que n o se tornem prejudiciais sa de f sica e mental O estudo das emo es Charles Darwin famoso por sua teoria da evolu o dedicou algum tempo ao estudo das emo es Em sua obra A Express o das Emo es no Homem e nos Animais publicada em Darwin explorou a hip tese de que as express es faciais das emo es s o universais em humanos e em algumas esp cies animais resultado da sele o natural Paul Ekman psic logo renomado que dedicou sua carreira ao estudo das emo es e express es faciais identificou seis emo es b sicas universais que s o reconhecidas e expressas em culturas ao redor do mundo Essas emo es s o Alegria expressa por um sorriso com os cantos dos l bios puxados para cima e possivelmente com as bochechas levantadas Tristeza caracterizada por uma express o facial ca da com os cantos da boca e das sobrancelhas voltados para baixo Raiva manifestada por sobrancelhas franzidas testa enrugada e olhos estreitos Medo reconhecido por sobrancelhas levantadas e arqueadas olhos abertos e boca tensa Surpresa marcada por sobrancelhas levantadas olhos abertos e boca aberta Nojo expresso por uma careta facial com o nariz enrugado e os l bios levantados Ekman argumenta que essas emo es b sicas s o inatas e universais ou seja s o comuns a todas as culturas humanas importante ressaltar que as emo es humanas s o complexas e podem variar em intensidade e manifesta o individualmente Embora Ekman tenha identificado essas seis emo es b sicas universais h uma variedade de outras emo es que as pessoas experimentam como amor vergonha culpa surpresa e muitas outras que podem ser estudadas e exploradas al m do seu trabalho O papel das emo es As emo es adicionam colora o motivacional ao processamento cognitivo e atuam como sinais que nos direcionam a perceber e atender a pistas espec ficas As emo es nos ajudam a tomar a es adaptativas chamando a aten o para...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Libertando as conversas nas empresas com vinte e cinco novas possibilidades

No mundo corporativo, aprender a falar em público, conduzir uma reunião ou dar uma palestra é crítico para muitas pessoas chegarem à posição de liderança. Conversar é um elemento chave para a progressão das carreiras das pessoas e também para o sucesso de uma organização. Como as pessoas se comunicam, coordenam atividades, criam e executam acontece através de conversas. Citando... leia mais

10 minutos

Liderança Climática Consciente - Navegando o Imperativo da Ação Regenerativa

“Eu basicamente preciso engajar as pessoas... normalmente é assim que acontece, e o desafio é mostrar os diferentes contextos onde atuamos e tentar fazer com que percebam que é preciso agir... Eu gostaria de saber como transmitir esse senso de urgência, para que as pessoas sintam que não é só pressão externa... Mas, na verdade, é mobilizá-las, engajá-las.” — Cliente de... leia mais

11 minutos

No Ecossistema do Coaching, Não Há Neutros: Quer um Futuro Melhor? Assuma Sua Parte no Todo!

Coaching é um processo poderoso de transformação de indivíduos e da sociedade, fundamentado na atuação dos Coaches Profissionais que na sua maioria atuam de forma autônoma. Importante ressaltar que o mercado reconhece o coach profissional, mas a rigor a profissão de coach não é reconhecida no Brasil, pois não é regulamentada. Cada coach, cada empresa, cada cliente e cada instituição... leia mais

11 minutos

A Abundância e o Ambiente Organizacional

Pois bem… Chegamos a um momento importante e bacana deste dossiê, em que convido você, caríssimo leitor, à uma reflexão sobre a relevância desta conversa para o ambiente organizacional.   E o que são as organizações? No discurso generativo, organizações são redes de compromissos. São estruturas onde duas ou mais pessoas compartilham o mesmo “Care” (o que... leia mais

10 minutos

O que me trouxe até aqui? A ATITUDE como força motriz da transformação

Muitas vezes nos perguntamos: "O que me trouxe até aqui?" Para mim, a resposta é clara e poderosa: a atitude. Não apenas como um traço de personalidade, mas como uma força motriz, uma energia interna que me impulsionou, mesmo diante das adversidades, a continuar caminhando – e, mais do que isso, a construir o meu próprio caminho. Venho de uma infância marcada por dificuldades... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium