revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #123 - Agosto 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que é trauma

Afinal, o que é trauma?

Para muitas pessoas, esta palavra se refere a um episódio extremamente violento ou ameaçador, que deixa marcas pela vida inteira e do qual ninguém se recupera. É comum que se escute dizer por aí: trauma não tem cura.

Mas tem!

Na verdade, o conceito de trauma vem sendo transformado a partir dos estudos de pesquisadores sobre o tema, e sendo compreendido agora como o impacto que o sistema nervoso de uma pessoa tem frente às experiências vividas.

O ser humano, como outros animais, possui um mecanismo instintivo e inato de enfrentar desafios. Todos nós já ouvimos falar no mecanismo de estresse, por exemplo, que é uma resposta de aumentar a tensão corporal para termos mais energia para enfrentar uma situação.

Esse mecanismo, que é conduzido pelo Sistema nervoso autônomo (SNA), tem dois ramos. Um ramo faz a tensão aumentar para podermos ter reações de luta ou fuga (o sistema nervoso simpático) e o outro ramo (sistema nervoso parassimpático) cuida de modular estas reações e ajuda o organismo a voltar ao equilíbrio depois que o perigo passa. Este mecanismo, essencial para a sobrevivência, não só é adequado como é extremamente necessário. Funciona de maneira instintiva, sem qualquer decisão intencional do nosso cérebro voluntário.

O que acontece em algumas situações é que a quantidade de estímulo que o sistema de uma pessoa recebe em determinada experiência pode ser excessiva para que esse equilíbrio descrito acima ocorra. Nem todas as pessoas tem a mesma resiliência interna para processar o que acontece num determinado momento e seu cérebro e sistema nervoso precisam encontrar maneiras de conter o excesso de estímulos. Isso é feito “segurando” internamente a tensão produzida no momento e, a partir daí, o padrão que foi gerado naquele momento fica fixo no organismo da pessoa.

Um exemplo disso é a pessoa que teve um susto grande ao ser atacado por um cachorro quando criança (mesmo que não tenha chegado a ser mordido) que desenvolve um medo por estes animais e como adulto não consegue se aproximar de nenhum cão, nem filhote. O seu sistema aprendeu que cachorros são perigosos sempre e isso impede que a pessoa avalie se a situação atual realmente oferece ameaça. Repetindo o colocado no parágrafo acima, todo esse processo não é um mecanismo voluntário ou intencional, acontece a partir de planos de defesa inatos ao nosso sistema, somado aos aprendizados que o corpo foi tendo ao longo da vida.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium