A confiança pessoal e interpessoal desempenha papel essencial no coaching além de ser a a base do processo entre o coach e o coachee, fundamental para o relacionamento humano, sendo necessária para a criação e manutenção do ambiente seguro.
Baseado na confiança será possível estabelecer sinergia entre ambos, para o crescimento e desenvolvimento do coachee.
Entretanto, para criar e manter a confiança, é necessário estabelecer conexão e vínculo entre os agentes, por meio da compreensão e entendimento mútuos. Dessa forma, ela será sólida e contínua, portanto, a afinidade, a integridade e a verdade são indispensáveis.
O ambiente seguro e acolhedor proporcionará ao coachee maior liberdade para compartilhar informações pessoais, dores, desafios e objetivos, permitindo ao coach agir por meio de técnicas e da conexão pessoal, uma vez que a confiança está sendo estabelecida. O coachee se sentirá confortável para expor situações de cunho pessoal e profissional, além de medos, sonhos, compartilhar pensamentos, crenças, valores, emoções e, claramente, possa estabelecer a sua visão de presente e futuro traçando, assim, o objetivo que será desenvolvido em parceria.
A confiança interpessoal deverá ser estabelecida por meio da verdade, honestidade, lealdade e transparência entre o coachee e o coach, isenta de julgamento, visando o objetivo do coachee. O coach oferecerá feedback utilizando técnicas, métodos e processos, a abordagem deve ser respeitosa e empática, por outro lado é esperado do coachee maturidade suficiente e que confie plenamente no coach.