Parece até que o mundo está girando cada vez mais rápido, que as 24 horas se encurtaram... a boa notícia, é que é só uma impressão e a má é que o tempo é inexorável, não existe mais ou menos horas no seu dia, a questão é como você lida com ele.
A tecnologia evoluiu nos últimos 20 anos mais rápido do que vinha acontecendo nos anos 80 e 90 e, com ela veio a necessidade do imediatismo, a urgência de estarmos o tempo todo ligados nas informações 24 horas por dia.
Nas últimas décadas as novidades aconteciam em um espaço de um ano e meio, e precisamos nos reinventar e aprender a usar novas técnicas de pesquisa, leitura ou ferramentas, passando da forma analógica para online, começamos a usar telefones móveis, chamadas ou reuniões de vídeo por celulares ou computadores e outras tantas coisas que só a internet pode oferecer. A partir de 2012 com a chegada da inteligência artificial, o tempo de surgimento dessas inovações passou a ser em escala exponencial, dobrando a capacidade de produção e divulgação para cada 3.8 meses, segundo uma pesquisa realizada pela empresa openai.com. Se há 10 anos atras achávamos que tudo estava indo rápido demais, agora com a IA (inteligência artificial) estamos voando contra o tempo.
Com toda essa evolução em alta velocidade, a gestão do tempo passou a ser uma habilidade imprescindível nos meios corporativos, pois saber lidar bem e ter um bom gerenciamento, impacta positivamente na carreira e na qualidade de vida de um profissional. Segundo um levantamento realizado pela consultoria BTA — Betania Tanure Associados, atividades que não agregam valor consomem 61% da rotina de líderes e o maior desafio profissional é a gestão do tempo.