Em um mundo de constantes transformações e desafios, as organizações têm buscado mais do que apenas o sucesso financeiro. Elas têm procurado um propósito, uma razão de ser que vá além do lucro e que envolva a criação de valor para seus colaboradores, clientes, sociedade e planeta. Neste texto, convido você a embarcar em uma jornada de descobertas e reflexões sobre o propósito organizacional, explorando seu significado e impacto.
Dessa forma, para iniciar a leitura, comento que o propósito organizacional pode ser definido como a declaração que expressa o motivo pelo qual uma empresa existe, seu impacto desejado e as metas que busca alcançar. É a sua essência que orienta as ações, decisões e cultura da organização. Um propósito autêntico vai além de uma mera afirmação de marketing e se torna um guia interno que inspira e motiva colaboradores e todos os stakeholders, envolvendo-os em algo maior do que apenas a busca por resultados financeiros.
Raj Sisódia e John Mackey, autores do livro "Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business", também trazem uma perspectiva valiosa sobre o propósito organizacional. Sisódia e Mackey (2014) defendem o conceito de capitalismo consciente, no qual as empresas buscam não apenas o lucro, mas também o bem-estar de todas as partes envolvidas, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade. Ele argumenta que as empresas com um propósito elevado e uma visão holística têm um desempenho superior, gerando um impacto positivo tanto no âmbito econômico quanto social.
Pesquisando sobre demais autores que falam sobre a temática do Propósito, destaco também, Simon Sinek, que escreveu o livro "Comece pelo Porquê" (Start With Why). Sinek (2019) reforça a importância de termos um propósito claro e inspirador como base para o sucesso das organizações. Outro escritor que merece destaque é Jim Collins, autor de "Good to Great" , que nos auxilia a entender a importância de se ter um propósito duradouro e significativo como um dos fatores-chave para o sucesso sustentável de uma organização (COLLINS, 2009).