revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #121 - Junho 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Incorporando os conceitos do Capitalismo Consciente à estratégia da empresa

A estratégia de uma organização é composta por elementos que orientam suas ações e decisões, com o objetivo de alcançar a prosperidade. Embora cada modelo de referência para o planejamento estratégico tenha suas abordagens e ênfases específicas, todos compartilham a importância de se estabelecer uma direção estratégica clara.

 A orientação típica de maximização de lucros para os acionistas concentra a estratégia na perspectiva econômica, definindo o sucesso com base no crescimento e aumento das margens, por meio do desenvolvimento e exploração de vantagens competitivas.

No entanto, ao adotar o Capitalismo Consciente, a empresa desperta para seu propósito fundamental. Nessa abordagem, a direção estratégica se concentra inequivocamente em sua contribuição às pessoas, à sociedade e ao mundo; o que justifica sua existência.

É por meio dos benefícios gerados por uma intenção mais elevada do que simplesmente a geração de retorno financeiro aos acionistas que o negócio consciente cria e captura valor.

Assim, a definição clara do impacto positivo que o negócio consciente deseja causar no mundo, bem como sua contribuição para o bem-estar da sociedade e a regeneração do planeta, antecedem o estabelecimento de sua estratégia.

A transformação de paradigma, do lucro à criação de valor por benefícios gerados, vem acompanhada do olhar para a harmonização dos interesses de cada parte afetada pelo negócio.

Empresas que praticam o Capitalismo Consciente acreditam que criar valor para todos os seus stakeholders é intrínseco ao sucesso de seus negócios, e consideram tanto as comunidades quanto o meio ambiente como stakeholders importantes. Criar valor para esses stakeholders é, portanto, parte orgânica da filosofia e do modelo operacional de um negócio consciente.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Formas de usar – e não usar – as ferramentas de Assessment

Na minha jornada tenho usado ferramentas de Assessment desde 1992. Conheci muitas: MBTI, TMP, MEP, HOGAN, FACET, IE, Birkman, BARRETT, DISC, e por aí afora. Estudei-as e me certifiquei em várias delas. Apliquei-as aqui e no exterior. Vivenciei muitos projetos onde o assessment foi fundamental para o sucesso, mas também observei muitas vezes o mau uso das ferramentas. Quero compartilhar aqui... leia mais

10 minutos

A transformação que o luto traz na vida de uma criança

“Pensamento” Olhos se abrem sinto algo diferente Um aperto no peito que emudece a gente Ao longe ouço cochichos Mas parecem muitos gemidos Não consigo entender Porque não consigo ver   Alguém entra no quarto Me parece apressado Me chama baixinho Sua voz parece carinho Mas está embarcada Pois sua alma está dilacerada ... leia mais

12 minutos

Por Dentro Do Cérebro Procrastinador

Enquanto penso sobre este artigo, lembro-me automaticamente de todas as tarefas que venho procrastinando faz algum tempo. Sim, todos somos procrastinadores, mesmo os mais entendidos sobre o assunto. Procrastinar é um comportamento natural, comum a todos nós! Mas em alguns momentos ou para certas pessoas, este comportamento pode se tornar bastante nocivo, impactando seu desenvolvimento,... leia mais

11 minutos

Trauma e Saúde

Todas as pessoas que eu conheço, exceto talvez alguns bebês em seus primeiros meses de vida, já tiveram alguma experiência de adoecimento: ao menos um resfriado, uma pequena queda com um joelho ralado, uma dor de cabeça. Daí até um sem número de situações possíveis que tem uma marca registrada - “algo está errado”! Pode ser um algo um pouco errado, um algo muito errado, ou um algo... leia mais

14 minutos

Mulheres CEOs: Fortalecendo a Liderança e Superando Desafios Rumo à Equidade de Gênero

Em 2005, fui convidada por uma cliente que se tornou uma grande amiga para participar de uma organização global composta por jovens presidentes de empresas, com o propósito de desenvolver lideranças por meio de networking e troca de ideias. Essa organização era o YPO (Young Presidents Organization), que já contava com mais de 15 mil membros ao redor do mundo. Naquela época, eu estava em... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium