icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #121 - Junho 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Incorporando os conceitos do Capitalismo Consciente à estratégia da empresa

A estrat gia de uma organiza o composta por elementos que orientam suas a es e decis es com o objetivo de alcan ar a prosperidade Embora cada modelo de refer ncia para o planejamento estrat gico tenha suas abordagens e nfases espec ficas todos compartilham a import ncia de se estabelecer uma dire o estrat gica clara nbsp A orienta o t pica de maximiza o de lucros para os acionistas concentra a estrat gia na perspectiva econ mica definindo o sucesso com base no crescimento e aumento das margens por meio do desenvolvimento e explora o de vantagens competitivas No entanto ao adotar o Capitalismo Consciente a empresa desperta para seu prop sito fundamental Nessa abordagem a dire o estrat gica se concentra inequivocamente em sua contribui o s pessoas sociedade e ao mundo o que justifica sua exist ncia por meio dos benef cios gerados por uma inten o mais elevada do que simplesmente a gera o de retorno financeiro aos acionistas que o neg cio consciente cria e captura valor Assim a defini o clara do impacto positivo que o neg cio consciente deseja causar no mundo bem como sua contribui o para o bem-estar da sociedade e a regenera o do planeta antecedem o estabelecimento de sua estrat gia A transforma o de paradigma do lucro cria o de valor por benef cios gerados vem acompanhada do olhar para a harmoniza o dos interesses de cada parte afetada pelo neg cio Empresas que praticam o Capitalismo Consciente acreditam que criar valor para todos os seus stakeholders intr nseco ao sucesso de seus neg cios e consideram tanto as comunidades quanto o meio ambiente como stakeholders importantes Criar valor para esses stakeholders portanto parte org nica da filosofia e do modelo operacional de um neg cio consciente Nessa perspectiva a defini o de sucesso se atualiza e substitu mos a estrat gia voltada maximiza o dos lucros para os acionistas pelo direcionamento estrat gico de cria o de valor sustent vel para todos stakeholders Essa transforma o essencial na forma como a empresa enxerga a realidade seu papel e suas rela es o ponto de partida para uma estrat gia consciente Transcender a vis o de que a empresa apenas uma m quina de gerar lucros permite ampliar o espectro de suas contribui es para o mundo por meio de relacionamentos mutuamente ben ficos para todas as partes envolvidas Somente nesse n vel de transforma o poss vel dar o salto do reagir para o transformar ocupando um espa o estrat gico onde a empresa deixa...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium