revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #121 - Junho 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Incorporando os conceitos do Capitalismo Consciente à estratégia da empresa

A estratégia de uma organização é composta por elementos que orientam suas ações e decisões, com o objetivo de alcançar a prosperidade. Embora cada modelo de referência para o planejamento estratégico tenha suas abordagens e ênfases específicas, todos compartilham a importância de se estabelecer uma direção estratégica clara.

 A orientação típica de maximização de lucros para os acionistas concentra a estratégia na perspectiva econômica, definindo o sucesso com base no crescimento e aumento das margens, por meio do desenvolvimento e exploração de vantagens competitivas.

No entanto, ao adotar o Capitalismo Consciente, a empresa desperta para seu propósito fundamental. Nessa abordagem, a direção estratégica se concentra inequivocamente em sua contribuição às pessoas, à sociedade e ao mundo; o que justifica sua existência.

É por meio dos benefícios gerados por uma intenção mais elevada do que simplesmente a geração de retorno financeiro aos acionistas que o negócio consciente cria e captura valor.

Assim, a definição clara do impacto positivo que o negócio consciente deseja causar no mundo, bem como sua contribuição para o bem-estar da sociedade e a regeneração do planeta, antecedem o estabelecimento de sua estratégia.

A transformação de paradigma, do lucro à criação de valor por benefícios gerados, vem acompanhada do olhar para a harmonização dos interesses de cada parte afetada pelo negócio.

Empresas que praticam o Capitalismo Consciente acreditam que criar valor para todos os seus stakeholders é intrínseco ao sucesso de seus negócios, e consideram tanto as comunidades quanto o meio ambiente como stakeholders importantes. Criar valor para esses stakeholders é, portanto, parte orgânica da filosofia e do modelo operacional de um negócio consciente.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium