A estrat gia de uma organiza o composta por elementos que orientam suas a es e decis es com o objetivo de alcan ar a prosperidade Embora cada modelo de refer ncia para o planejamento estrat gico tenha suas abordagens e nfases espec ficas todos compartilham a import ncia de se estabelecer uma dire o estrat gica clara nbsp A orienta o t pica de maximiza o de lucros para os acionistas concentra a estrat gia na perspectiva econ mica definindo o sucesso com base no crescimento e aumento das margens por meio do desenvolvimento e explora o de vantagens competitivas No entanto ao adotar o Capitalismo Consciente a empresa desperta para seu prop sito fundamental Nessa abordagem a dire o estrat gica se concentra inequivocamente em sua contribui o s pessoas sociedade e ao mundo o que justifica sua exist ncia por meio dos benef cios gerados por uma inten o mais elevada do que simplesmente a gera o de retorno financeiro aos acionistas que o neg cio consciente cria e captura valor Assim a defini o clara do impacto positivo que o neg cio consciente deseja causar no mundo bem como sua contribui o para o bem-estar da sociedade e a regenera o do planeta antecedem o estabelecimento de sua estrat gia A transforma o de paradigma do lucro cria o de valor por benef cios gerados vem acompanhada do olhar para a harmoniza o dos interesses de cada parte afetada pelo neg cio Empresas que praticam o Capitalismo Consciente acreditam que criar valor para todos os seus stakeholders intr nseco ao sucesso de seus neg cios e consideram tanto as comunidades quanto o meio ambiente como stakeholders importantes Criar valor para esses stakeholders portanto parte org nica da filosofia e do modelo operacional de um neg cio consciente Nessa perspectiva a defini o de sucesso se atualiza e substitu mos a estrat gia voltada maximiza o dos lucros para os acionistas pelo direcionamento estrat gico de cria o de valor sustent vel para todos stakeholders Essa transforma o essencial na forma como a empresa enxerga a realidade seu papel e suas rela es o ponto de partida para uma estrat gia consciente Transcender a vis o de que a empresa apenas uma m quina de gerar lucros permite ampliar o espectro de suas contribui es para o mundo por meio de relacionamentos mutuamente ben ficos para todas as partes envolvidas Somente nesse n vel de transforma o poss vel dar o salto do reagir para o transformar ocupando um espa o estrat gico onde a empresa deixa...