Capitalismo Consciente é um termo novo (2012, por Mackey e Sisodia) sobre a maneira de fazer negócios e a consideração dos impactos que os negócios podem ter no mundo. Anteriormente, falava-se sobre o Tripé de Sustentabilidade (1994, John Elkington) e, recentemente, temos ESG (2005, UN Environment Program e 2021, cartas Larry Fink) e métricas sobre os impactos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O lucro a qualquer custo sempre teve repercussões no longo prazo. A visão de curtíssimo prazo ou a visão de poucos pontos de vista é um risco para as decisões. A empresa familiar pode ter algumas vantagens na sua fundação e sua governança que apoiam uma visão mais ampliada. São muitas as definições sobre empresa familiar e sobre o que é uma empresa de sucesso. Ao longo das décadas, houve várias mudanças na forma de definir o que é ‘sucesso’. Invariavelmente, a empresa familiar de sucesso ultrapassa, no mínimo, uma geração. A empresa que sobrevive décadas e atravessa gerações requer uma estrutura de governança que permite incorporar novas demandas, assim como novos olhares para a sustentabilidade.
As empresas familiares são relevantes para o movimento de capitalismo consciente pela expressividade que têm na economia e sua influência nos impactos de mudança. Elas são mais que 2/3 de todas as companhias existentes, contribuem com mais que 70% do PIB global e são responsáveis por 60% dos trabalhadores no mundo.
Capitalismo consciente pressupõe enxergar outros contextos, ampliar as partes interessadas para tomada de decisões e analisar os impactos no curto e longo prazo, além de ter a consciência para mitigar riscos e impactos utilizando estratégias mais sustentáveis. No mundo dinâmico de mudanças, transformações digitais e tecnologias disruptivas, qualquer empresa familiar ou não deve se preocupar com os contextos e a governança das decisões que afetam seu futuro. A empresa familiar com um desejo de atravessar gerações precisa inovar para se manter relevante e também é necessário ampliar a consciência.
Algumas características da empresa familiar a tornam naturalmente alinhadas com os princípios do Capitalismo Consciente e a abordagem ESG.