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Edição #121 - Junho 2023

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Porta 4 - 8 competências ICF – GPS Existencial

“No escurinho do cinema

Chupando drops de anis

longe de qualquer problema

perto de um final feliz

Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck(...)”

Flagra – Rita Lee e Roberto de Carvalho


À noite eu, Tathiana e Márcia conversávamos no lounge do Hotel Corpo Santo sobre a Porta 4, que visitaríamos amanhã, uma das portas mais importantes do Coaching de Um para Um, bem como do Coaching de Um para Muitos – Nesta modalidade do Coaching Coletivo, existem 29 subcompetências que devemos ter ConsCiência pois elas nos ajudarão e muito em nossa prática profissional.

Costumo dizer que as 8 competências ICF funcionam não só como uma ferramenta metodológica, mas também como um GPS Existencial, uma forma de funcionamento na vida, para e pense, qual é o seu Sistema de Posicionamento Global? O que e como você sente, pensa e age diante da vida? Convido você a observar as competências ICF não apenas como um protocolo técnico de coaching, mas como um padrão de interação seu com a realidade interna e externa.

Ao conversar com Tathi e Márcia lembrei-me imediatamente dos utensílios – conteúdos que as duas colocaram em suas bagagens, Tathi colocou os conhecimentos teórico-práticos mais o supervisor e Márcia colocou na sua mala a curiosidade de saber como se dá uma sessão de Coaching de Um para Muitos, amparada neste protocolo teórico criado e desenvolvido pela ICF Global, além do utensílio – conteúdo: a intuição.

Chegamos às 7h da manhã como havíamos combinado na Rua Caleidoscópio, Porta 4 – Sala 1 / Fundamentos: Demonstra Prática Ética e para nossa alegria e surpresa, às 7:17´ iniciava um vídeo com o seguinte título:

Estudo de Caso

Empresa ATuAção

Setúbal | Portugal

Imaginem como ficamos...

Estávamos excitadíssimas, tivemos acesso a essa história logo que chegamos no Distrito do Coaching Coletivo ( artigo 3) estávamos nos preparando para jantar e o filme já estava rolando há um tempão, não vimos o seu início, entramos no restaurante e pegamos o “bonde andando” foi justamente num momento onde o silêncio foi acionado como recurso estratégico de intervenção pelos coaches, lembro-me que era um estudo de caso de um Coaching de Grupo para líderes dessa empresa: ATuAção, cujo objetivo era: desenvolver e compartilhar Boas Práticas de liderança nos 8 líderes – gerentes, chegamos a saber logo no primeiro dia pela Sra. Lígia que eles haviam feito 8 sessões de coaching individual e que o Sponsor e o RH após o processo de Coaching de Um para Um, já havia rascunhado com os coaches que fosse feito um processo de coaching coletivo virtual, uma vez que cada líder estava em um distrito diferente do país e que seria muito útil dar a eles essa visão de um objetivo comum de forma integrada compartilhando as boas práticas de liderança que desenvolveram no processo individual, a expectativa do Sponsor e do RH é que ampliassem seus pensamentos, sentimentos e que expandissem bons comportamentos a partir do coaching coletivo, pois era a primeira vez que este grupo de líderes fazia coaching.

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