A Maiêutica é concepção de Sócrates (século IV a.C.). Estudiosos a consideram eficaz, agradável e democrática. Pois não doutrina. Seria a verdadeira educação?
O método visa o “parto intelectual, a procura da verdade no interior humano”. Dar à luz ao conhecimento. Maiêutica é a “arte de dar à luz”. Sócrates era filho de parteira. O método usa o questionamento para desenvolver ideias, vencer resistências, produzir conhecimento, gerar aprendizagem, reflexões e respostas.
É um processo dialético. Perguntas induzem a reflexão.
Sócrates foi hábil questionador. Questionava para demolir verdades e paradigmas estabelecidos. Usava-o para fazer o interlocutor refletir sobre seus pressupostos. O objetivo? A busca da perfeição humana, só possível, buscando aquilo que jaz oculto em seu intelecto. O homem na sua plenitude seria belo (kalós). Pleno (areté). E teria valor (agathós). Alcançar a “kalokagathia” ou o corpo e mente em plenitude seria o supremo bem.
Para Sócrates, para agir é preciso antes saber. O saber autêntico tem a força de gerar a ação legítima. “Ninguém procura o mal. Mas pode fazê-lo se ignora o bem. Qualquer ação humana é uma ação em busca de felicidade e prazer. Apenas a ignorância explica a falha, o erro e a desgraça. Alcançar a felicidade é a forma de alcançar a excelência. Esta só pode ser alcançada se conhecida.”