Comunicar tornar comum compartilhar com o outro o que est na minha cabe a e no meu cora o Quando falamos em lideran a logo lembramos que a maioria das pessoas que ocupam tal posi o nunca receberam um treinamento formal para tal Alguns passam por um curso com aspectos t cnicos da lideran a teorias e modelos tudo no campo do racional Poucos realmente muito poucos participaram de forma es comportamentais sobre desenvolvimento humano e o desafio de liderar pessoas Assim os novos l deres acabam por modelar valores e formas de tratar as pessoas que aprenderam com os seus superiores e por vezes de modelos que programas a m dia e os filmes nos trazem Cabe lembrar ainda que muitas vezes a pessoa que al ada posi o de lideran a de uma rea era a que tinha o melhor dom nio da t cnica do trabalho Muito comum que a empresa perdesse seu melhor t cnico e ganhasse um l der sofr vel A maioria n o recusa a promo o pois ela vem acompanhada de um aumento de sal rio benef cios e o status na firma e na fam lia Mas como o modelo de comunica o deste novo l der comum ocorrer um distanciamento dos antigos colegas por medo de perder o controle ou o respeito de seus liderados Este um dos maiores inimigos dos l deres juniores plenos e mesmo dos seniors A migra o do chefe capataz para o Lider Educador come ou h um bom tempo mas o que se v no mercado ainda um significativo n mero de l deres que ainda s o apenas chefes em busca de resultado e performance O afastamento do humano uma forma de defesa frente aquilo com o qual n o sabemos lidar Ao longo destes mais de anos trabalhando com empresas principalmente as de grande porte conheci muitos l deres secos duros impessoais que impunham uma barreira imagin ria entre eles e seus subordinados Tamb m conheci outros que transformavam seus departamentos no que os modelos de gest o chamavam de clube de campo Poder e autoridade est o meio que juntos e misturados em nossa cultura outrora escravocrata mas ainda autorit ria onde poder sempre esteve associado ao uso da for a e da coer o Quando falamos em Lideran a Humanizada preciso separar estes conceitos No modelo anterior a comunica o estava baseada em mandar fazer o que precisava ser feito No novo modelo a pessoa que faz passa a ser um agente ativo do processo e passa a ter voz ativa Agora o l der precisa comunicar-se de uma nova forma forma essa que muitas vezes nem conhece E a precisamos admitir que a maioria das pessoas s o literalmente ignorantes Calma n o estou a ofender ningu m Uso a palavra ignorante forte em nosso idioma e em nossa cultura no sentido de ignorar e n o saber Mas sobre a que exatamente estou me referindo preciso especificar Simples desconhecem suas pr prias emo es Sim a maior parte das pessoas n o sabe descrever em palavras o que sentem Nosso vocabul rio emocional bem restrito Normalmente quando perguntado sobre como se sente temos quatro tipos de resposta bem mais ou menos mal e p ssimo Mas como explicar em palavras a emo o da raiva do ci me da tristeza do orgulho Opa para que este papo de emo es se o universo corporativo precisa ser mais racional e objetivo focado em resultados Pois porque estamos lidando com pessoas e estas s o...