Nos últimos 12 anos tenho dedicado grande parte do meu tempo ao desenvolvimento de lideranças, seja por meio de Programas de Educação Executiva (abertos ou In Company), cursos de MBA e Pós-Graduação e sessões de coaching individualizadas. Minha vivência anterior com a abordagem integral de Ken Wilber, focada no meu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a aplicação desta abordagem na solução de problemas das organizações como consultor, me levaram a desenvolver, junto com colegas da FAE Business School, uma abordagem integral para o desenvolvimento de líderes, incialmente materializada no ILP – Integral Leadership Program. Meu objetivo com este artigo é apresentar os principais pontos desta abordagem e mostrar como ela contribui para o desenvolvimento de lideranças mais humanizadas e, consequentemente, para organizações mais efetivas e capazes de atender às demandas da sociedade.
O Líder Integral
Inicialmente, preciso responder a uma pergunta fundamental, que ouço frequentemente no começo dos programas que coordeno e facilito: afinal, o que é Liderança Integral? Minha resposta a ela foca na ação do líder: “é a liderança praticada pelos líderes integrais”. Mas então quais seriam as características de um líder integral? De acordo com a nossa abordagem, um líder integral conjuga simultaneamente três aspectos que distintivos.
Primeiramente, os líderes integrais buscam desenvolver níveis mais complexos de consciência. Para isso, eles ou elas precisam estar constantemente trabalhando sobre um tópico que seja um blind spot, um ponto fraco como líder, que se manifeste tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Com base nas abordagens de Kegan & Lahey e do Integral Coaching Canda, nós chamamos este tópico de “desafio perfeito”, justamente por ser algo que:
I) gera incômodo no líder, em seus líderes e liderados (e consequentemente, à organização) e aos seus relacionamentos pessoais, sendo a mudança de comportamento mais importante a ser feita agora;
II) já foi trabalhado anteriormente por meio de cursos e leituras, mas os resultados não foram satisfatórios;