icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #12 - Maio 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Coaching e o Gestor Educacional

Para entendermos os novos de safios impostos escola e conse quentemente ao gestor educacio nal e demais membros da comu nidade escolar precisamos estar conscientes e levar em conta que vivemos numa poca de grandes e r pidas mudan as que de for ma geral incomodam inquietam e exigem novas posturas N o h certamente ningu m com m nimo esp rito cr tico que a partir de cer to momento da vida escolar n o se tenha perguntado - Por que estou aprendendo isso O que isso importa para mim N o de se estranhar que em muitas salas de aula os alunos continuem receben do o conhecimento e registrando -o sem saber o que fazer com ele Tais circunst ncias geram em sala t dio conversas indisciplinas e tentativa de uso de aparelhos ele tr nicos como fuga do que se tor nou enfadonho Ao que parece esse o maior desafio da educa o contempor nea professores e alunos n o falam a mesma l ngua A seguinte passagem do livro Alice no Pa s das Maravilhas de Lewis Carrol retrata muito bem o atual est gio em que se encontra a grande maioria de nossas institui es educacionais nbsp Alice desorien tada v no alto da rvore o gato Ela olha para ele l em cima e per gunta - Para onde vai essa estra da Ele respondeu com outra per gunta - Para onde voc quer ir Ela disse - Eu n o sei estou per dida Ele ent o diz - Para quem n o sabe para onde vai qualquer caminho serve nbsp Eis o desafio dos atuais gestores educacionais en contrar o caminho para uma edu ca o eficiente e de qualidade muitas vezes perdida em meio a tantas teorias m todos ul trapassados descompassos entre o que se ensina o que se quer aprender e a forma como se ensina pois sem saber para onde se quer ir e nem aonde se quer chegar qualquer modelo serve Se souber para onde se quer ir usa-se a ferramenta ne cess ria Quem trabalha com educa o precisa ter em mente que para se debater sobre qualquer es trutura educativa imposs vel dissociar as reformas que pre cisam acontecer na escola das mudan as que surgem na socie dade Antes preciso situ -la no seu contexto hist rico e so cial e entender como o homem v o seu mundo e a sua realida de O atual contexto marcado pela evolu o das novas tecno logias da informa o e comuni ca o e provoca novas no es de tempo e espa o um novo modo de agir e pensar Vivemos num mundo sem fronteiras de tempo e espa o num momen to em que h m ltiplas possi bilidades de aprender e que a escola deixa de ser o nico espa o destinado constru o do conhecimento e prepara o do aprendiz para a vida ativa Inserir os estudantes no...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organizações correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias: cada passo é dado às pressas, como se a única meta fosse não cair. Quando tudo é velocidade, esquecemos que o rio tem profundidade. É no mergulho da dúvida, e não na pressa das respostas, que nasce o inédito. Na lógica da urgência, recorremos a soluções conhecidas. É como abrir uma gaveta de respostas... leia mais

7 minutos

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium