icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #12 - Maio 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A relação entre Coaching e Aprendizagem na perspectiva do Inner Game

Em Timothy Gallwey pu blicou o seu livro The Inner Game of Tennis O Jogo Interior do T nis fruto de anos de es tudo e observa o como pro fessor do referido esporte Em s ntese o referido livro explica como o di logo interno que se passa na cabe a dos jogadores interfere significativamente no aprendizado e no desempenho dos atletas Tim assumiu o trabalho como professor de t nis em e ao perceber como o jogo inte rior afetava o desempenho de seus alunos come ou a elabo rar formas de focar a mente do aluno na observa o direta e no n o julgamento Com esta nova consci ncia tenistas ama dores pareciam naturalmente desenvolver instintos e habili dades de jogadores muito mais experientes sem receberem instru es espec ficas Ap s esta descoberta o Jogo Interior foi transplantado para diversas reas primeira mente dentro dos esportes se alastrando para o Ski Golf e mais tarde para o mundo da m sica at que tomou conta do contexto empresarial Na verdade o que o autor per cebeu que para todas as ativi dades humanas deve-se buscar uma forma de silenciar nossos embates internos de tentar superar os obst culos autoim postos pelos nossos receios ang stias modelos mentais cren as e suposi es E n o seria diferente para a rea educacional Os profes sores s o afetados pelo Jogo Interior e consequentemen te os alunos e sua aprendiza gem tamb m Uma prova clara desta interfe r ncia foi demonstrada pelas pesquisas de Robert Rosenthal e Lenore Jacobson psic logos americanos que demonstra ram como as expectativas dos professores afetam o desem penho dos alunos Segundo os pesquisadores professores que t m uma vis o positiva dos alunos tendem a estimular o lado bom destes o que os faz obter melhores resultados in versamente professores que n o t m apre o por seus alu nos adotam posturas que aca bam por comprometer nega tivamente o desempenho dos educandos Tal experimento foi denomi nado Efeito Pigmale o ou Efeito Rosenthal ou tamb m chamado de profecia auto -realiz vel porque quem faz a profecia na verdade quem a faz acontecer Em termos pr ticos poder-se-ia colocar assim se um professor v determinado aluno como dif cil n o-colaborador como inimigo ele age como se o educando realmente fosse as sim levando-o a se fechar para a colabora o o que o torna parecido com a imagem criada Assim ao colocar expectativas ruins sobre nossos alunos cos tumamos colher o pior deles Da a import ncia de profes sores conhecerem o Coaching Educacional e os princ pios que o regem A partir deste campo eles podem perceber como a consci ncia metacogni tiva de seus pr prios princ pios de funcionamento valiosa na gest o dos desafios do dia a dia da sala de aula No Coaching para Educadores a primeira quest o que se co...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Action Learning: atravessando desafios, despertando potenciais

O que, de fato, te transforma? Já parou para pensar? Treinamentos brilhantes, cheios de slides impecáveis e conceitos robustos, muitas vezes começam em alta, com entusiasmo, energia, promessa de mudança. Mas, em pouco tempo, evaporam na rotina. O conhecimento não se sustenta no comportamento, nem nas decisões do dia a dia. Por quê? Ora, vivemos em uma era de atenção fragmentada:... leia mais

13 minutos

Cultura Organizacional como organismo vivo: clareza, cuidado e confiança

Quando falamos em cultura organizacional, é comum que a imagem que venha à mente seja um quadro bonito na parede: missão, visão e valores impressos com fonte elegante, talvez até acompanhados de um vídeo institucional inspirador. Mas, com o tempo, percebi que a cultura de uma empresa não mora nesses documentos — ela habita na forma como as pessoas se olham, se escutam e se tratam... leia mais

10 minutos

Liberdade que amplifica - como as Estruturas Libertadoras potencializam a Educação Experiencial

Qual o impacto das nossas conversas? Se há algo que aprendemos ao longo dos últimos 15 anos facilitando grupos – seja no alto de uma montanha, em uma sala de hotel ou no chão de uma fábrica – é que a qualidade da experiência está diretamente ligada à qualidade das interações que ela proporciona. Vivências incríveis podem se perder em reflexões rasas. Já conversas... leia mais

9 minutos

A Aliança de Coaching Climático - Um Movimento Global de Coaching, Abordando a Crise Climática

Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo. Bem-vindo  ao Climate... leia mais

14 minutos

A Liderança no Brasil: uma visão do Leadership Circle

No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta. O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium