Em Timothy Gallwey pu blicou o seu livro The Inner Game of Tennis O Jogo Interior do T nis fruto de anos de es tudo e observa o como pro fessor do referido esporte Em s ntese o referido livro explica como o di logo interno que se passa na cabe a dos jogadores interfere significativamente no aprendizado e no desempenho dos atletas Tim assumiu o trabalho como professor de t nis em e ao perceber como o jogo inte rior afetava o desempenho de seus alunos come ou a elabo rar formas de focar a mente do aluno na observa o direta e no n o julgamento Com esta nova consci ncia tenistas ama dores pareciam naturalmente desenvolver instintos e habili dades de jogadores muito mais experientes sem receberem instru es espec ficas Ap s esta descoberta o Jogo Interior foi transplantado para diversas reas primeira mente dentro dos esportes se alastrando para o Ski Golf e mais tarde para o mundo da m sica at que tomou conta do contexto empresarial Na verdade o que o autor per cebeu que para todas as ativi dades humanas deve-se buscar uma forma de silenciar nossos embates internos de tentar superar os obst culos autoim postos pelos nossos receios ang stias modelos mentais cren as e suposi es E n o seria diferente para a rea educacional Os profes sores s o afetados pelo Jogo Interior e consequentemen te os alunos e sua aprendiza gem tamb m Uma prova clara desta interfe r ncia foi demonstrada pelas pesquisas de Robert Rosenthal e Lenore Jacobson psic logos americanos que demonstra ram como as expectativas dos professores afetam o desem penho dos alunos Segundo os pesquisadores professores que t m uma vis o positiva dos alunos tendem a estimular o lado bom destes o que os faz obter melhores resultados in versamente professores que n o t m apre o por seus alu nos adotam posturas que aca bam por comprometer nega tivamente o desempenho dos educandos Tal experimento foi denomi nado Efeito Pigmale o ou Efeito Rosenthal ou tamb m chamado de profecia auto -realiz vel porque quem faz a profecia na verdade quem a faz acontecer Em termos pr ticos poder-se-ia colocar assim se um professor v determinado aluno como dif cil n o-colaborador como inimigo ele age como se o educando realmente fosse as sim levando-o a se fechar para a colabora o o que o torna parecido com a imagem criada Assim ao colocar expectativas ruins sobre nossos alunos cos tumamos colher o pior deles Da a import ncia de profes sores conhecerem o Coaching Educacional e os princ pios que o regem A partir deste campo eles podem perceber como a consci ncia metacogni tiva de seus pr prios princ pios de funcionamento valiosa na gest o dos desafios do dia a dia da sala de aula No Coaching para Educadores a primeira quest o que se co...