icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #12 - Maio 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching na Educação: Contexto, Aplicação e Possibilidades

- Uma das coisas que aprendi nestes quase anos na rede que quan do o professor entra na sala de aula e fecha a porta n o importa quem seja o Secret rio de Educa o ou qual seja o curr culo Na hora de dar aula ele vai acabar fazendo o que prefe rir A tarefa ent o fazer com que ele se sinta envolvido para que fa a o que gostar amos que fizesse No final tudo depende dele afirma Eric Nadelstern ao explicar por que a Re forma de Nova York se preocupou em criar sistemas de apoio presencial ao professor em sala de aula O sistema ainda est longe de ter conseguido envolver a maioria de seus professo res Mas de fato a figura do Profes sor Coach tornou-se presente na vida de cada escola p blica da cidade O Professor Coach desenvolve estra t gias espec ficas para as necessida des e pontos fortes de cada escola Ao mesmo tempo h estrat gias que perpassam diferentes profissionais e organiza es que oferecem esse tipo de apoio Na medida em que o desafio da qua lidade passa a ocupar espa o cres cente no debate p blico sobre edu ca o no Brasil torna-se importante investigar experi ncias dentro e fora do Pa s que tragam propostas con cretas e aprendizados sobre como superar os problemas institucionais da educa o Objetivando contribuir neste esfor o a Funda o Ita Social e o Instituto Fernand Braudel de Eco nomia Mundial iniciaram em o Programa Excel ncia em Gest o Edu cacional que tinha como uma de suas colabora es a publica o de experi ncias educacionais que com suas es trat gias e a es poderiam servir de inspira o para gestores educadores empres rios e pol ticos brasileiros in teressados em melhorar a qualidade de nossas escolas p blicas A publica o foi organizada em cap tulos tem ticos selecionados de acordo com a relev ncia do tema para as mudan as do sistema de ensino de Nova York e dentre eles destaco aqui o tema Pro fessores mentores e o apoio presencial ao professor em sala de aula Coaching Cada vez mais a ideia ganha for a nas empresas e reas do setor p bli co imprimindo sentido de forma o de compet ncias de um indiv duo ou uma equipe Nos Estados Unidos esta concep o tem sido amplamente utilizada nas escolas p blicas como estrat gia de melhoria da pr tica de diretores e de professores J no...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O SER Humano e a Criatividade e a Relação com a Biomimética

Gosto da brincar com a origem das palavras. Assim como árvores precisam de raízes fortes, nossa linguagem e cultura também precisam de suas raízes. Quando penso em criatividade me vem em mente a criança. Leve, curiosa, quer experimentar, se arrisca em movimentos novos, se interessa em mil “porquês” e não tem medo de não saber. Quem já foi assim? E o melhor, quem ainda... leia mais

9 minutos

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium