Quando recebemos o convite para colaborar com este artigo a primeira quest o que nos veio mente tendo mais de anos atuando com consultoria constatar que as organiza es s o verdadeiras f bricas de desamparo aprendido A burocracia presente nos modelos que herdamos da era industrial de alguma forma a m e de uma s rie de modelos mentais e de gest o que contribuem para que as pessoas n o enxerguem perspectivas de mudan a em si e em seus trabalhos O foco assegurar processos e padr es que garantam que um determinado servi o ou produto seja realizado de forma escal vel e com qualidade E com compliance que nos termos utilizados em quem trabalha com qualidade pode ser referido como conformidade Os carros precisam ter todos o mesmo padr o de conformidade o chocolate precisa ser produzido de forma igual Excesso de conformidade em um produto pode garantir escala e qualidade mas em seres humanos promove conformismo Acontece que a excel ncia na manifesta o dos seres humanos vem justamente do inconformismo e da capacidade de enxergar outras perspectivas e oportunidades para aprimorar seu potencial Se formos pensar em uma pir mide evolutiva das compet ncias de trabalho as empresas ainda t m muito foco na obedi ncia capacidade de seguir regras e normas na dilig ncia disposi o e assumir compromissos e nas habilidades compet ncias necess rias para conduzir a atividade Os modelos acabam limando Iniciativa proatividade para responder desafios al m da fun o Criatividade capacidade de propor novas solu es e a Ousadia que o desafio ao status quo Num modelo burocr tico no m ximo chegamos ao n vel de habilidades Fig fonte Gary Hamel Michele Zannini Um exemplo que consideramos superinteressante um relato que o autor Ron Ashkenas ouviu de um consultor colega seu ao prestar servi o na General Eletric O projeto visava reduzir a burocracia e acelerar a tomada de decis es na unidade que produzia reatores nucleares uma rea extremamente regulada pelo governo e ag ncias e por isso a princ pio com pouca margem de inova o ou mudan as A primeira iniciativa foi pedir uma lista do que era realizado e em seguida classificar quais atividades estavam ali para cumprir regulamentos e seguran a e quais foram geradas internamente Para surpresa deles a maioria dos processos foram criados por eles e tinham potencial de mudan a e melhoria nbsp nbsp Herdar um modelo...