revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #119 - Abril 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Caminhos de florescimento na carreira

Imagine que você ganhou um bolão na loteria, já comprou tudo o que queria, já viajou para todos os lugares que queria, já investiu tudo o que precisava para viver muito e garantir as próximas gerações.

E agora, o que você vai fazer com os seus dias? Qual vai ser o seu trabalho? Não diga que vai ficar à toa, porque até isso cansa. O que você vai escolher? Qual problema do mundo você vai querer resolver?

Qual trabalho te energiza? Qual é aquele que, quando você conquista alguma coisa, dá uma satisfação incrível, uma sensação de poder, de ter chegado no topo da montanha? Aquele que dá uma razão para existir?

E voltando à realidade: como adaptar esse trabalho energizante e satisfatório às necessidades do dia a dia, aos boletos, aos prazos, à vida familiar, à burocracia, à remuneração que acaba antes do mês?

Um trabalho energizante não se apaga diante desses obstáculos diários. Um trabalho energizante ainda é satisfatório, apesar desses obstáculos diários. Ainda assim, vemos tanta infelicidade no trabalho e tanta insatisfação.


Onde está o desencontro?

O que tem acontecido para tornar o trabalho tão insustentável que uma pessoa faz apenas o mínimo necessário para manter sua posição (como acontece na demissão silenciosa), ou pior ainda, que mesmo tendo contas a pagar, a pessoa prefere o desemprego a continuar no trabalho (como aconteceu na grande resignação)?

Temos visto muitos relatos de ambientes tóxicos: estruturas competitivas e controladoras, com foco só em resultados e falta de transparência. Estruturas que geram uma cultura de medo e desconfiança. Nessas organizações, as pessoas costumam viver na defensiva, retém informações, deixam de ousar, de assumir riscos, de inovar. As pessoas trabalham por mais tempo do que sua energia disponível, estão sempre alerta a um possível ataque, tornam-se estressadas e exaustas. Erram e escondem seus erros por causa das represálias certeiras. Um círculo vicioso se instala na estrutura. E o trabalho se torna medíocre.

Este tipo de cenário favorece o adoecimento e o baixo desempenho, pois não conseguimos ser autênticos.

Nos sentimos desamparados e impotentes quando percebemos que nada do que fazemos traz algum resultado. Simplesmente desistimos de tentar, mesmo quando um pequeno gesto resolveria facilmente um desafio.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O canto das sereias: criando a sua marca pessoal com novas artes, novo engenho

Doing what you love is the cornerstone of having abundance in your lifeWayne DyerTodos os dias escrevo no Obsidian, um programa de Personal Knowledge Management que me ajuda a conectar várias ideias. Sempre que abro uma nova nota, vejo uma citação gerada automaticamente: é a que encabeça este artigo.  Existem muitas teorias e muitas práticas quando se fala em branding ou marca... leia mais

13 minutos

Sobre Felicidade

Eu quero ser feliz!! Acredito que você também queira. Mas afinal, o que é a Felicidade? Fomos educados em uma sociedade capitalista que, via inúmeros instrumentos, como filmes, comerciais, novelas, livros, artistas e a famosa mídia, nos incute a perversa associação da Felicidade com o Ter bens materiais, cargos, status e poder. Quando trazemos para uma lente crítica por... leia mais

3 minutos

A confiança como base na promoção da segurança psicológica e no desenvolvimento de líderes e equipes

No mundo de hoje em constantes mudanças, o modelo tradicional de liderança comando e controle que ainda prevalece na maioria das organizações está em falência e é algo insustentável, pois as pessoas não querem mais ser tratadas como cumpridoras de metas e se exaurirem no estresse do cotidiano em busca dos resultados a qualquer custo. A melhor solução para se ter a ruptura deste... leia mais

15 minutos

A importância das ferramentas de assessment no desenvolvimento das pessoas

Muitos profissionais voltados ao desenvolvimento de pessoas, tendo como pano de fundo os ambientes das organizações, utilizam uma ampla gama de abordagens e metodologias para ajudar os indivíduos a melhorarem suas habilidades e maximizarem seus potenciais, tais como programas de coaching, programas de mentoria, treinamentos em habilidades específicas nas áreas de liderança, comunicação,... leia mais

10 minutos

Principais Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência

A Clínica infantil e adolescente, por acompanhar indivíduo em desenvolvimento, possui algumas peculiaridades, como a análise da relação pais/cuidadores-criança/adolescente, a busca pelo entendimento da dinâmica familiar, seus esquemas emocionais, tendências e padrões comportamentais e o estabelecimento de uma relação de confiança terapeuta-paciente, para que este adquira liberdade... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium