O experimento A cena a seguinte C es vira-lata D zias deles mantidos em gaiolas individuais em um biot rio nbsp De tr s em tr s eles s o testados em um experimento colocados em gaiolas isoladas e longas que lhes permite correr chamadas de shuttlebox eles s o divididos em grupos Dois deles levam choques nas patas aplicados de forma rand mica um denominado de controle n o Dos dois que levam choques um deles desliga o choque quando foge para o outro lado da gaiola tanto para si quanto para seu companheiro Este ltimo nada consegue fazer para desligar o choque No dia seguinte todos s o colocados individualmente na mesma gaiola Neste dia se corressem quando o choque viesse o desligavam Os c es dos grupos que n o levaram choques e os que levaram choques que conseguiam desligar rapidamente aprendem a tarefa Os c es que levaram choques que n o conseguiam desligar parecem estranhamente incapazes de fugir do choque O orientador do grupo j havia falado que os estados de ansiedade gerados por experiencias aversivas pareciam se manter por longo tempo e demonstrado que c es que levam choques que n o podiam escapar pareciam ter d ficit de aprendizagem nos dias subsequentes Mas este experimento demonstrava que n o eram os choques era a combina o de impossibilidade de escapar e impossibilidade de prever Este foi o experimento de Maier e Seligman no laborat rio de Solomon em Harvard na d cada de Costuma-se dizer que a hist ria do Estudo do Desamparo Aprendido come a a mas h antes disto E depois Hist ria Na d cada de nos EUA se vivia o dom nio das pesquisas baseadas em teorias associativas das quais o behaviorismo na sua vers o Skinneriana era o dominante nbsp Estas teorias se preocupavam em nbsp como elementos do ambiente ou fisiol gicos est mulos se organizavam com o qu o animal humano ou n o humano fazia a resposta e como isto mudava o comportamento ao longo do tempo a aprendizagem O estudo destes arranjos era chamado de estudos de esquemas e foi marcado pela publica o de nbsp Fester e Skinner esquemas de refor amento Schedules of reinforcement em Na esteira deste lan amento diversos grupos passaram a estudar como os arranjos destes elementos denominados pelos grupos de conting ncias geravam altera es no comportamento dos organismos nbsp nbsp Dentre estes grupos nbsp o de Richard L Solomon - na universidade de Havard estudava com seus alunos Overmier e Leaf como uma conting ncia onde e o que o animal fazia n o tinha rela o com os est mulos que ocorriam antes ou depois da resposta e nbsp percebeu que nbsp os animais pr -submetidos a este tipo de arranjo tinham dificuldades de aprender novas tarefas depois nbsp Ele chamou este fen meno de Efeito de interfer ncia de acordo com sua teoria que a ansiedade gerava efeitos de longo prazo nos processos de aprendizagem dos organismos assim o pr -tratamento com choque interferiria com a aprendizagem posterior Posteriormente um outro aluno se juntou ao grupo Martin Seligman e junto com...