No último mês, o mercado do coaching, mais uma vez, foi afetado por notícias e comentários a respeito de atividades antiéticas associadas ao nome Coaching. Nesses momentos, há quem, dentre os formados por diferentes escolas de coaching, sinta vergonha pela profissão escolhida e comece a pensar em como se distinguir desses fenômenos do mercado. É recorrente a fala: "eu não digo mais que sou coach, agora me intitulo...” E vale tudo para evitar qualquer relação com esses casos que vêm a público e contribuem para uma percepção errônea do segmento. Será que vale mesmo?
Do meu ponto de vista, esses episódios que são isolados e se repetem eventualmente como em qualquer outro mercado, no fim das contas, são inócuos. E não porque me considere acima da opinião pública e da força das mídias, especialmente das digitais. A minha afirmação é fundada no que observo dentre os colegas que escolhem investir em formação contínua, associam-se a instituições com atuação reconhecida e estão, a todo momento, revisitando sua prática profissional por meio de mentoria e supervisão. Esses episódios não mancham a sua reputação.
Essa visão da carreira como um ativo precioso é custoso, mas é justamente o que faz do coaching um processo indispensável para aqueles que decidem potencializar seu desenvolvimento pessoal e profissional rumo a um objetivo. A sociedade percebe, os clientes relatam, mas isso não impede o surgimento de equívocos que provocam a confusão do público. Nenhum segmento ou indústria está livre desse risco. Mais do que a educação intencional da sociedade pela demonstração do que e de como fazemos, torna-se especialmente relevante a informação que geramos de forma orgânica e natural por nosso posicionamento profissional junto a clientes e em nossas próprias redes sociais. No meu caso, acredito que o público que é alcanço, incluindo amigos, clientes e familiares, já não me confunde com profissionais que estão longe das normas e códigos de ética a que estou vinculada pelo propósito declarado e pela associação a entidades comprometidas com a excelência do coaching.