O que pode ter acontecido para as coisas não terem saído como o esperado, se tinha vontade e disposição, o que poderia dar errado?
Nem sempre vontade e disposição são o suficiente, mas sem elas nada acontece. É o famoso motivo que te leva a ação, tirar o corpo da inércia e palavra mais falada em 2022, deixar de procrastinar. Se colocar em movimento, contribui para o sucesso, contudo existem coisas que precisam ser incorporadas a esse processo de ir em busca do objetivo e vamos tratar disso neste artigo.
Devo considerar que não tenho todas as variáveis sobre o meu controle, aliás, acreditar nisso é grande ilusão do ser humano. Existe o imponderável, o não previsto. Alguém poderia prever uma pandemia no meio do caminho? Alguém poderia acreditar ser possível manter as pessoas isoladas em casa? Alguém poderia prever 15 milhões de mortes no mundo (segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 08/05/2022)
(https://olhardigital.com.br/2022/05/08/coronavirus/numero-real-de-mortes-por-covid-19-no-mundo-pode-ser-proximo-de-15-milhoes-diz-oms/)
A ideia não é ser fatalista com isso, apenas para ilustrar que não temos tudo sobre controle e mesmo com planejamento poderia não conseguir atingir a minha meta, mas sem planejamento não precisaria acontecer nada de extraordinário para tudo cair por terra. E não há motivação que dê jeito.
Claro que devo ainda considerar que uma vantagem competitiva pode contribuir sobre maneira para o sucesso do negócio (indico o livro do Porter, Vantagem competitiva, 1989 – Ed Campus )
Só para citar algumas, dessas vantagens, temos: Estar num bom negócio, Barreiras de entrada, barreiras de saída.
Com relação ao sucesso pessoal temos a necessidade de desenvolver habilidades, competências, talentos desejados pelo mercado e ainda escassos na sua frequência, então desenvolver diferenciais competitivos, coloca o profissional como objeto de desejo pelas empresas, mas o fato de estacionar nessa característica poderá fazer que a atratividade deixe de existir e aí se perde a vantagem competitiva, pois não é sustentável por muito tempo.
Porque as coisas podem não funcionar: falta de conhecimento da área de atuação, não se informar, pesquisar, verificar quem já está atuando na área, quais são as dificuldades do mercado, quem são os clientes em potencial, avaliar o retorno sobre o investimento, não ter um plano de negócio, não ter um plano. Falta de capital, alguns negócios não prosperam, não porque estão num bom negócio, mas porque acaba o capital no meio do trajeto.
Algo que também contribui para o resultado indesejado é não se dedicar ou não ter uma postura de senso de urgência, traduzindo seria não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, amanhã pode ser tarde demais ou alguém já pode estar fazendo ou a sua chance se extinguiu.
Outra forma de ter diminuídas as chances de sucesso é a falta de qualificação, não se preparar, não estudar, não desenvolver as habilidades necessárias para contribuir na consecução dos objetivos.
Vamos examinar cada uma das fases que realizamos e ver qual foi a que não teve a atenção merecida. Os resultados não foram os esperados, alguém já dize “Para que repetir os mesmos erros se existem tantos outros novos para serem cometidos”. Vou repetir várias vezes no decorrer deste artigo, não existem fracassos, o que existem são resultados.
Um dos fatores de insatisfação ou de insucesso na realização dos objetivos é não se levar em consideração os Princípios e Valores nutridos pelo indivíduo
A sugestão para auxiliar nesta definição, vou chamar de exercício 1:
Comece com a análise dos seus valores, caso não estejam claros, não se preocupe, acontece com a maioria das pessoas. Se você quer ter conhecimento do que realmente te move faça o seguinte exercício (1):
1.- Primeiro escolha 15 valores que você acredita que você comunga, que estão presentes na sua vida.