Ser mulher e trabalhar! Desejar estudar e trabalhar! Precisar fazer mestrado e doutorado para crescer na carreira. Ser líder! Quantos dramas o trabalho cria para nós mulheres! Felicidades sim! Muitas! Mas, difíceis escolhas!
Quando Lannes me convidou para coordenar o dossiê Mulher, Trabalho e Maternidade tinha certeza de que o mais difícil seria escolher as autoras. Quantos pontos de vista poderiam ser abertos para falar desse tema?
Optei por uma futurista, pioneira em estudos do futuro, Rosa Alegria, para pensar no nosso agora, amanhã. Uma profissional de Recursos Humanos com filhos gêmeos a Fabiana Falcão. Carolina Duarte uma psicóloga clínica que escuta as mulheres e que foi doula por mais de uma década. Esteve ao lado das mulheres no florescer do desejo da maternidade.
Juliana Gonçalves da Silva, negra, mãe, empreendedora jovem, que abandonou o trabalho nas empresas e após participar de coach com Paula Abreu, que criou um curso Pretas Potências, hoje é líder de seu próprio negócio. Daniela Reis que foi líder em grandes corporações, viajou pelo mundo, mãe de três filhos e com muita história para contar. Fabiana Falcão uma profissional de RH que viveu a gravidez de seus gêmeos recentemente. Dr. Paulo Olmos e Dra. Renata Olmos especializados em fertilidade, congelamento de óvulos, procedimento cada vez mais frequente para atender essas mulheres vivendo o conflito carreira/maternidade. Espero que esse mosaico de experiências e reflexões nos traga momentos de aprendizado para nossos trabalhos com gente, especialmente mulheres, onde e como ele se dê!