revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #114 - Novembro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Emoção e Linguagem – um olhar sobre o convívio social

Afinal, como a emoção pode interferir ou influenciar a nossa linguagem? Esta é uma pergunta que começamos a refletir a partir da provocação feita pelo programa GEO - Grupo de Estudos Ontológicos, realizado pela ABCOP – Associação Brasileira de Coaching Ontológico Profissional, neste ano de 2022. Para chegarmos à resposta, tivemos como base conceitual o texto extraído do livro “Emoções e Linguagem na Educação e na Política” do biólogo chileno Humberto Maturana (2002), que nos subsidiou a abordar alguns pontos sobre o entrelaçamento das emoções com a linguagem.

Para Maturana (2002), vivemos em uma cultura que desvaloriza as emoções. Além de sermos racionais, somos seres movidos pela emoção. Maturana afirma que "todo sistema racional tem um fundamento emocional". Para ele biologicamente "as emoções são disposições corporais, dinâmicas que definem os diferentes domínios de ação". Ou seja, se mudamos as emoções, mudamos também as ações, e consequentemente, teremos resultados diferentes em nossa vida.

Como exemplo podemos imaginar uma situação em que um filho, que está com um celular muito velho, espera ansioso pelo pai para lhe pedir um celular novo. O filho já construiu toda sua argumentação e necessita do consentimento para a compra naquela noite, a última de uma promoção imperdível. Seu pai chega mais tarde do que o usual, com um incrível mau humor. Um problema no trabalho trouxe uma enorme dor de cabeça. Ele nem ouve o filho e já diz que não vai ter nenhuma despesa extra. Agora imaginemos se o pai chegasse muito feliz por ter recebido altos elogios de seu líder. Provavelmente ele ouviria o filho, e quem sabe atenderia a seu pedido.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Mais tecnologia, menos robotização: a importância da marca pessoal no mercado atual

Um dos grandes paradoxos da sociedade atual é que, mesmo diante da constante discussão sobre a importância das novas tecnologias e como podemos utilizar essas ferramentas de última geração, como IA, IAG, Big Data, Iot, Cloud Computing, valorizamos e exigimos uma troca cada vez mais humanizada nas relações nos segmentos B2B e B2C.  A demanda pela personalização mostra que sim,... leia mais

10 minutos

Assédio no Ambiente de Trabalho: Compreensão e Implicações Legais sob a CLT

O ambiente de trabalho é onde passamos uma parte significativa do nosso tempo diário, e é essencial que seja um espaço seguro e saudável para todos os colaboradores. Infelizmente, o assédio no local de trabalho é uma realidade que muitas pessoas enfrentam, prejudicando não apenas o bem-estar dos funcionários, mas também a produtividade e o ambiente geral da empresa. Neste artigo,... leia mais

9 minutos

Sobre Inteligência Emocional

Ahh emoções, sempre as emoções. Quando somos perguntados se somos seres racionais ou emocionais, a maioria responde, com grande convicção, racionais. Pois é! Quando pensamos na frase “as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e demitidas, via de regra, pelas incompetências emocionais”, vemos que as emoções exercem um papel muito maior em nossas vidas do... leia mais

5 minutos

O impacto das emoções na confiança e nas relações

Sabemos que todos os clientes são pessoas, e que todos os funcionários são pessoas. Logo, para entender de negócios precisamos entender de pessoas, correto? Mas, a pergunta que fica é: como pessoas funcionam? De acordo com o Eneagrama Cognitivo, a teoria de funcionamento psicológico humano mais recente, desenvolvida por Jomar Filho, pessoas são movidas por certas energias, que dão vida... leia mais

9 minutos

A importância do assessment executivo para o caminho de fortalecimento da cultura

Toda a organização tem sua cultura. Não existe cultura ruim, existe a cultura que funciona, que materializa o real propósito e a estratégia da empresa. Quando uma empresa embarca no processo de entendimento e disseminação da cultura, alguns aspectos são fundamentais, para que o trabalho tenha sentido, reverbere e dê resultados: - Compromisso pessoal do número 1 e seus imediatos ... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium