icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #114 - Novembro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 114

Que tema maravilhoso trazemos nessa edição.

Para mim, é especial a alegria, pois tenho estudado e procurado sintonizar com o que as emoções procuram me contar sobre o que acontece comigo, entrelaçando passado, presente e futuro.

Há muitos anos em um texto, fui apresentado ao conceito de SOE, sistema de orientação emocional, onde mostravam que as emoções são sinalizadoras do que é realmente importante para nós.

Emoções tem a ver com movimento, e nos movem ou paralisam.

Convidei Mônica Alvarenga para coordenar um dossiê sobre emoções com enorme entusiasmo, pois sei o quanto este tema lhe é importante e caro. De imediato ela trouxe a ideia ampliada de falarmos sobre a “Ontologia das Emoções”. Que maravilha!

Mônica reuniu um grupo de 14 autores e autoras, que nos trazem um olhar analítico, profundo e abrangente sobre o tema. Um excelente ponto de partida para todo profissional que deseja ampliar sua visão sobre a importância e relevância das emoções sobre o nosso ser, pensar e agir.

Mônica inicia assim seu texto de apresentação desse dossiê: “Espero que você, leitor, encontre, na contribuição de autores profissionais e sensíveis, inspiração para experiências que enriqueçam ainda mais o seu trabalho. Não transformamos vidas: não temos esse poder. O que fazemos é servir à vida e, com esse intuito, lançamos mão de tudo o que somos, sabemos e sentimos para apoiar nossos clientes em sua jornada humana”.

Sobre a Ontologia, Káritas Ribas traz um artigo muito profundo trazendo luz a este conceito. Em seu texto ela diz: “...quando se diz que a ontologia é o estudo do ser - como tantas vezes ouvi responderem, com a certeza de quem quer dar fim à pergunta – essa seja apenas uma gota em um imenso oceano reflexivo, afinal para que essa resposta faça sentido temos que definir o que é “o ser” (esse que seria objeto de estudo da ontologia) e ainda afirmar que ele existe”.

A neurociência amplia a cada dia a importância das emoções em nossas vidas. Hoje sabemos que não existe aquela separação entre racional e emocional, que a maioria das pessoas ainda crê.

Somos seres emocionais, e compreender o que são as emoções, como ocorrem, e o que elas nos pedem, é fundamental para que tenhamos maior controle sobre nossas próprias ações.

Que estes textos possam inspirar e convidar você a mergulhar neste instigante estudo.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes 

Artigo publicado em 06/11/2022
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium