Por que um dossiê sobre perguntas?
Assim Gilda Goldemberg intitula a introdução que fez a este dossiê sobre “A arte de perguntar”. Sabemos que a pergunta é a base e essência do Coaching que parte do princípio de que as pessoas sabem muito e que muitas das soluções que buscam estão dentro de si, aguardando serem descobertas.
Assim é a Maiêutica de Sócrates, que parte do pressuposto de que a verdade é inerente ao ser humano, ou seja, a verdade está em nós, mas para extraí-la, é preciso passar pelo processo de questionamento. Como em um parto, Sócrates pensava que questionar e confrontar o pensamento original de alguém, era o modo de fazer a verdade aflorar e de se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Convidei Gilda para coordenar este dossiê por muitas razões, mas para simplificar, pela minha admiração pela sua atuação profissional, centramento, e amor pela arte de perguntar.
Gilda inicia o texto de apresentação do dossiê desta forma: “A pergunta é o recurso de linguagem que expressa a curiosidade e interesse sobre um objeto, um fato, um sentimento, etc. Tão natural, tão banal, que pouco lhe oferecemos atenção, apesar de ela ter sido fundamental para o desenvolvimento de nossa espécie e de todas as ciências. Diversos animais mostram curiosidade e até se valem dela para aprender e evoluir, mas nenhum desenvolveu uma linguagem tão complexa quanto a nossa, ao ponto de articular perguntas que orientam nossa evolução. Eu sou encantada com esse recurso de linguagem e não à toa, trabalho com o que amo, fazendo perguntas, colecionando perguntas e citações sobre perguntas.”
Michael J. Marquardt, um dos convidados de Gilda para escrever nesse dossiê, cofundador e primeiro presidente do World Institute for Action Learning, diz em seu texto: “Os líderes de hoje enfrentam o tremendo desafio de liderar em um mundo orientado a respostas e soluções rápidas, onde mais pessoas ao seu redor clamam por respostas rápidas. ”
Michael busca resgatar a importância do reaprender a fazer perguntas. Ele reforça: “As perguntas podem extrair informações, é claro, mas podem fazer muito mais. Elas podem encorajar a participação total e o trabalho em equipe, estimular a inovação e o pensamento inovador, capacitar os outros, construir relacionamentos com os clientes, resolver problemas e mudar a cultura.”
Que este dossiê seja um ponto de apoio para que você avance e aprofunde na arte de perguntar, de instigar reflexões para provocar mudanças conscientes, produtivas e sustentáveis.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Artigo publicado em 03/10/2022