Perguntar ao inv s de dizer perguntas ao inv s de respostas tornou-se a chave para a excel ncia da lideran a Peter Drucker observou que o l der do passado pode ter sido uma pessoa que sabia dizer mas certamente o l der do futuro ser uma pessoa que sabe perguntar Com a crescente complexidade e velocidade das mudan as o modelo hier rquico tradicional de lideran a que funcionou ontem n o funcionar amanh O l der simplesmente n o saber o suficiente para dizer adequadamente s pessoas o que fazer Nenhuma pessoa pode dominar todos os dados necess rios para tratar de quest es complexas Dilworth H mais de anos S crates percebeu que liderar era muito mais uma quest o de fazer as perguntas certas do que de dar respostas e desenvolveu o que chamou de dial tica um m todo de questionar para chegar verdade Liderar com perguntas uma vers o moderna da dial tica e em breve se tornar a ferramenta mais cr tica de um l der para integrar indiv duos equipes e organiza o A pergunta se tornar o meio essencial para os l deres aprimorarem as comunica es e melhorarem a capacidade empresarial de pensar e agir criticamente e com sucesso Os l deres de hoje enfrentam o tremendo desafio de liderar em um mundo orientado a respostas e solu es r pidas onde mais pessoas ao seu redor clamam por respostas r pidas s vezes qualquer resposta Ironicamente responder a essas press es os deixar deriva pois deixar o de ter solu es impactantes e de longo prazo para ter problemas reais Os l deres precisam perceber que declara es por si s n o levam a um pensamento profundo nbsp j as perguntas levam a avan os na produtividade ou na inova o Os l deres que lideram com perguntas sabem que distin es sutis e as novas perspectivas obtidas pelas perguntas revelam novas possibilidades Poucos l deres lideram com perguntas ao inv s disso eles tendem a ditar ou debater em vez de indagar e dialogar A maioria dos l deres desconhece o incr vel poder das perguntas e como elas podem gerar resultados a curto prazo al m de aprendizado e sucesso a longo prazo L deres que n o fazem perguntas tendem a sofrer consequ ncias terr veis A maioria dos desastres compartilha um fio comum a incapacidade ou a falta de vontade das pessoas e l deres de levantar quest es sobre suas preocupa es Marquardt Alguns membros do grupo podem temer ser os nicos que t m uma preocupa o particular quando na verdade muitas pessoas t m preocupa es semelhantes Outros sentem que sua pergunta j foi respondida na mente dos demais membros do grupo e se fizerem a pergunta ser considerada uma pergunta idiota e eles ser o taxados como est pidos ou por n o estarem alinhados com o grupo Michael Hammer registrou v rios sucessos e fracassos corporativos Ele examinou porque o Walmart superou a Sears porque a Pan Am foi extinta e porque Howard Johnson foi derrotado pelo McDonald's Burger King e KFC Todos esses fracassos concluiu ele compartilhavam uma causa subjacente mdash a lideran a n o fazia as perguntas de sondagem que poderiam t -los levado a desafiar suas suposi es b sicas atualizar suas estrat gias e mudar suas formas de operar Tais questionamentos poderiam ter evitado a morte ou o desaparecimento dessas empresas Poder das Perguntas As perguntas podem extrair informa es claro mas podem fazer...