A pergunta é o recurso de linguagem que expressa a curiosidade e interesse sobre um objeto, um fato, um sentimento, etc. Tão natural, tão banal, que pouco lhe oferecemos atenção, apesar de ela ter sido fundamental para o desenvolvimento de nossa espécie e de todas as ciências. Diversos animais mostram curiosidade e até se valem dela para aprender e evoluir, mas nenhum desenvolveu uma linguagem tão complexa quanto a nossa, ao ponto de articular perguntas que orientam nossa evolução. Eu sou encantada com esse recurso de linguagem e não à toa, trabalho com o que amo, fazendo perguntas, colecionando perguntas e citações sobre perguntas.
Já publiquei um livro com o conteúdo de um workshop e a tempos planejo outro livro para compartilhar minha “coleção” e publicar o que outros colegas, como eu pensam sobre a pergunta. Esse dossiê é quase um ensaio desse plano...
Minha primeira convidada foi a Magali Lopes. Durante a pandemia ela me chamou para conversar sobre perguntas num encontro com a comunidade de ex-alunos de Action Learning, por isso eu já sabia que ela tem interesse no tema. Carl Jung já chamava nossa atenção para as coincidências significativas ou sincronicidades e aqui vai a primeira desse Dossiê: Magali está preparando um livro que vai tratar do tema entre outros assuntos e ficamos algum tempo na ligação tagarelando sobre as possibilidades de reflexão que a pergunta oferece. Quando perguntei se ela tinha sugestão para outros autores, gente que, como nós, se interessa por perguntas, ela compartilhou o contato do Michael Marquardt.
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Este é daqueles convites que mesmo quando a agenda está sobrecarregada, ajustamos o tempo, encontramos um modo de fazer acontecer, pela oportunidade de reunir diferentes saberes, experiências e ofertar a você leitor, uma visão ampliada, com variadas perspectivas e de diferentes lugares de fala.
Algum tempo se passou e aqui estou, mais uma vez, me sentindo desafiada pelo convite do querido... leia mais
As 7 Tendências Essenciais de RH para 2025O Dossiê da edição 142 vem sendo estudado e preparado há um bom tempo, pelo menos um ano. Ele surge da minha vivência organizacional de 45 anos, sendo 18 dentro de uma multinacional e 27 como consultor, trainer e palestrante, como um convite à reflexão crítica sobre o papel do RH, propondo uma transformação radical que vá além dos discursos... leia mais
No editorial da edição de janeiro, coloquei um diálogo entre o babuíno Rafiki e Simba, em Rei Leão. Ele começa assim...
R – O tempo está estranho, você não acha?
S – É, o vento deve estar mudando.
R – Ahh, mudar é bom...
S – Mas não é fácil. Eu sei o que tenho que fazer,
mas se voltar terei que enfrentar meu passado.
Eu tenho fugido há tantos... leia mais
Ao longo destes 11 anos da revista, pensar em um dossiê para o inicio do ano foi, algumas vezes fácil, outras desafiador. Por vários anos já iniciamos com conteúdos técnicos, e mais recentemente temos trazido uma pegada diferente.
Em 2022 o título foi “Feliz Ano Novo” e os artigos foram bem originais.
Em 2023 falamos sobre “Metas”, colocando um pé nas estrelas e outro no... leia mais
Nesta continuação da edição 138, pensamos em falar mais sobre os desafios para a criação e manutenção de uma cultura inclusiva.
Sabemos que toda mudança que envolve crenças, vieses inconscientes, valores e preconceitos tem um longo caminho a percorrer, mas o passo inicial mais importante é a conscientização.
Até alguns anos muitos de nós tinha a ideia de um Brasil muito mais... leia mais