A pergunta é o recurso de linguagem que expressa a curiosidade e interesse sobre um objeto, um fato, um sentimento, etc. Tão natural, tão banal, que pouco lhe oferecemos atenção, apesar de ela ter sido fundamental para o desenvolvimento de nossa espécie e de todas as ciências. Diversos animais mostram curiosidade e até se valem dela para aprender e evoluir, mas nenhum desenvolveu uma linguagem tão complexa quanto a nossa, ao ponto de articular perguntas que orientam nossa evolução. Eu sou encantada com esse recurso de linguagem e não à toa, trabalho com o que amo, fazendo perguntas, colecionando perguntas e citações sobre perguntas.
Já publiquei um livro com o conteúdo de um workshop e a tempos planejo outro livro para compartilhar minha “coleção” e publicar o que outros colegas, como eu pensam sobre a pergunta. Esse dossiê é quase um ensaio desse plano...
Minha primeira convidada foi a Magali Lopes. Durante a pandemia ela me chamou para conversar sobre perguntas num encontro com a comunidade de ex-alunos de Action Learning, por isso eu já sabia que ela tem interesse no tema. Carl Jung já chamava nossa atenção para as coincidências significativas ou sincronicidades e aqui vai a primeira desse Dossiê: Magali está preparando um livro que vai tratar do tema entre outros assuntos e ficamos algum tempo na ligação tagarelando sobre as possibilidades de reflexão que a pergunta oferece. Quando perguntei se ela tinha sugestão para outros autores, gente que, como nós, se interessa por perguntas, ela compartilhou o contato do Michael Marquardt.
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
“Até hoje não existem estudos publicados sobre as competências de coaches efetivos, isto é, as que levam o cliente a aprender e mudar”
Boyatzis et al. (2022)
O coaching tem apresentado um crescimento significativo nas últimas décadas em função da elevada demanda no meio empresarial.
Entretanto, aspectos relevantes a respeito desta atividade continuam... leia mais
Uau....
Que desafio foi reunir este seleto grupo tão especial em tempo tão curto.
Este tema é mais do que oportuno e necessário, visto que uma das características mais marcantes de nossas sociedades é a desigualdade.
São tantos os chamados grupos minoritários, que, não por acaso estão destituídos de poder ou voz, que as crises que pipocam em nossas sociedades são um claro... leia mais
Bem-vindos ao dossiê sobre Inteligência Artificial!
Gostaria muito de agradecer ao Luciano Lannes por me dar a oportunidade de organizar meu terceiro dossiê deste ano, depois de Construindo sua Marca Pessoa (RCB #132) e ICW 2024 (RCB #135).
Os 3 dossiês refletem três áreas de interesse que me cativam: marketing, coaching e tecnologia.
Fico muito feliz com cada autor que aceitou... leia mais
Oi, sou a Juliana. Hoje chamo você para uma conversa sobre tecnologia e humanidade.
O convite para organizar essa conversa e fazer a curadoria dos textos deste dossiê surgiu em uma conversa que eu tive com o Luciano, o editor da revista, quando contei sobre um tema que tem me incomodado nos últimos anos: É sobre como temos deixado a tecnologia dominar e moldar o nosso comportamento, estilo... leia mais
É uma grande honra organizar este dossiê sobre a International Coaching Week, a maior celebração do coaching e desenvolvimento humano do mundo, cujo tema em 2024 foi “Inove, Impulsione, Celebre!”.
A International Coaching Federation – Capítulo Brasil organizou 20 eventos gratuitos para a ICW2024, numa ação conjunta de diversos voluntários, que convidaram speakers nacionais e... leia mais