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Edição #112 - Setembro 2022

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Competência em lidar com conflitos - Como lidar com conflitos reais e potenciais evitando que assumam proporções mais difíceis de tratar

Nas intera es no trabalho inevit vel que haja conflitos Boa parte deles ocorrem no plano cognitivo ou das tarefas S o conflitos ditos funcionais que emergem da busca de uma solu o para uma dada situa o Se bem geridos produzem debates vigorosos que favorecem a qualidade das decis es Se por m n o forem bem administrados podem caminhar para um conflito disfuncional de relacionamento com ataques pessoais e ofensas com o foco se desviando mais para a busca de culpados do que para a busca de solu es Para que se possa tirar todo o proveito poss vel da diversidade de pontos de vista sobre as quest es que se colocam no contexto do trabalho fundamental gerenciar os conflitos mesmo os disfuncionais Mas muito mais dif cil lidar com conflitos disfuncionais Por esta raz o deve-se evitar que os conflitos funcionais escalem transformando-se em conflitos disfuncionais de relacionamento Como se preparar para lidar com conflitos reais e potenciais antes que assumam propor es mais dif ceis de tratar a Preparar-se para conversas dif ceis aquelas em que a discuss o sobre quest es que envolvem conflitos cognitivos corre mais risco de evoluir para conflitos de relacionamento Uma prepara o pr via altamente recomend vel especialmente para o l der cuja atua o pode contribuir para minimizar a tens o associada discuss o S o pontos a considerar e explorar Os pontos de vista e poss veis inten es e interesses das partes envolvidas reconhecendo-se que enquanto necessidades n o atendidas podem provocar emo es negativas fortes interesses atendidos funcionam como est mulos As emo es eventualmente previs veis ou percept veis relacionadas quest o Posturas e posicionamentos que possam eventualmente ser adotados ou estarem sendo adotados por cada uma das partes que possam contribuir para desencadear conflitos O contexto em que a quest o objeto do conflito est colocada o hist rico a situa o atual os stakeholders e os impactos para cada uma das partes Pontos relacionados identidade reputa o e valores envolvidos na quest o Fatores sobre os quais n o se tem controle e que v m impactando a situa o objeto do conflito A import ncia da quest o e a relev ncia de se perseverar na busca de uma solu o b Avaliar se os principais interesses ou preocupa es das partes envolvidas est o atendidos Essa abordagem baseia-se no modelo desenvolvido por Dan Shapiro e Roger Fisher apresentado em seu livro Al m da Raz o A For a da Emo o na Solu o de Conflitos Para lidar com a import ncia de se reconhecer o papel das emo es em negocia es esses autores prop em...
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