revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #111 - Agosto 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cliente: pilar fundamental na cultura da empresa que veio para ficar

A cultura de uma organização nasce dos valores, das motivaçōes e propósitos dos seus empreendedores.

Ela passa significar como a empresa vive, como atua, como produz bens e serviços, como lida com o mercado, como considera as pessoas e sobretudo como obtém lucro e o que faz com ele.

Nem sempre a cultura organizacional é fruto de um planejamento consciente dos fundadores da companhia.

Na maioria dos casos surge naturalmente pelos valores de berço dos fundadores, sejam eles voltados para uma sobrevivência próspera, ou um sentimento de realização que os movem e mesmo outros motivos, expressos pelo testemunho de vida de cada uma daquelas pessoas .

A cultura, portanto, é o panorama e o cenário que acolhe e orquestra tudo o que a empresa se propõe a fazer, interna e externamente, ou seja, suas finalidades mais básicas como comprar, produzir, vender, cuidar de seus colaboradores, etc e externas, como tratar seus clientes, seus fornecedores, seus provedores, o ambiente e a Sociedade.

Desse equilíbrio harmonioso nasce a raiz dos seus resultados mais importantes:

1. Credibilidade

2. Relevância

3. Preferência dos Clientes

4. Caixa Exemplar

5. Lucro Merecido


Esses resultados, chamados por mim de superiores e admiráveis, quando compartilhados entre todos da empresa, provocam um enorme impacto na razão de ser do empreendimento e na sua materialidade, fazendo daquela organização um organismo saudável que atua na Sociedade como um exemplo de Valor,

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium