icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #111 - Agosto 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cliente: pilar fundamental na cultura da empresa que veio para ficar

A cultura de uma organiza o nasce dos valores das motiva es e prop sitos dos seus empreendedores Ela passa significar como a empresa vive como atua como produz bens e servi os como lida com o mercado como considera as pessoas e sobretudo como obt m lucro e o que faz com ele Nem sempre a cultura organizacional fruto de um planejamento consciente dos fundadores da companhia Na maioria dos casos surge naturalmente pelos valores de ber o dos fundadores sejam eles voltados para uma sobreviv ncia pr spera ou um sentimento de realiza o que os movem e mesmo outros motivos expressos pelo testemunho de vida de cada uma daquelas pessoas A cultura portanto o panorama e o cen rio que acolhe e orquestra tudo o que a empresa se prop e a fazer interna e externamente ou seja suas finalidades mais b sicas como comprar produzir vender cuidar de seus colaboradores etc e externas como tratar seus clientes seus fornecedores seus provedores o ambiente e a Sociedade Desse equil brio harmonioso nasce a raiz dos seus resultados mais importantes Credibilidade Relev ncia Prefer ncia dos Clientes Caixa Exemplar Lucro Merecido Esses resultados chamados por mim de superiores e admir veis quando compartilhados entre todos da empresa provocam um enorme impacto na raz o de ser do empreendimento e na sua materialidade fazendo daquela organiza o um organismo saud vel que atua na Sociedade como um exemplo de Valor Desse modo quando esses atributos s o levados em conta passam a exigir um cultivo di rio e uma semeadura que possa incubar novos entrantes leais causa na companhia A ess ncia da cultura de uma empresa vencedora em qualquer mercado reflete esses resultados traduzidos em metas vi veis e indiscut veis que ficam cargo de todos que l trabalham Tornar viva a cultura e poder usufruir daquilo que ela tem de bom a miss o que distingue os l deres e profissionais chaves da empresa movidos pelo senso de propriedade e prazer no Gesto de Servir No entanto desde a Credibilidade at...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organizações correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias: cada passo é dado às pressas, como se a única meta fosse não cair. Quando tudo é velocidade, esquecemos que o rio tem profundidade. É no mergulho da dúvida, e não na pressa das respostas, que nasce o inédito. Na lógica da urgência, recorremos a soluções conhecidas. É como abrir uma gaveta de respostas... leia mais

7 minutos

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium