A cultura de uma organiza o nasce dos valores das motiva es e prop sitos dos seus empreendedores Ela passa significar como a empresa vive como atua como produz bens e servi os como lida com o mercado como considera as pessoas e sobretudo como obt m lucro e o que faz com ele Nem sempre a cultura organizacional fruto de um planejamento consciente dos fundadores da companhia Na maioria dos casos surge naturalmente pelos valores de ber o dos fundadores sejam eles voltados para uma sobreviv ncia pr spera ou um sentimento de realiza o que os movem e mesmo outros motivos expressos pelo testemunho de vida de cada uma daquelas pessoas A cultura portanto o panorama e o cen rio que acolhe e orquestra tudo o que a empresa se prop e a fazer interna e externamente ou seja suas finalidades mais b sicas como comprar produzir vender cuidar de seus colaboradores etc e externas como tratar seus clientes seus fornecedores seus provedores o ambiente e a Sociedade Desse equil brio harmonioso nasce a raiz dos seus resultados mais importantes Credibilidade Relev ncia Prefer ncia dos Clientes Caixa Exemplar Lucro Merecido Esses resultados chamados por mim de superiores e admir veis quando compartilhados entre todos da empresa provocam um enorme impacto na raz o de ser do empreendimento e na sua materialidade fazendo daquela organiza o um organismo saud vel que atua na Sociedade como um exemplo de Valor Desse modo quando esses atributos s o levados em conta passam a exigir um cultivo di rio e uma semeadura que possa incubar novos entrantes leais causa na companhia A ess ncia da cultura de uma empresa vencedora em qualquer mercado reflete esses resultados traduzidos em metas vi veis e indiscut veis que ficam cargo de todos que l trabalham Tornar viva a cultura e poder usufruir daquilo que ela tem de bom a miss o que distingue os l deres e profissionais chaves da empresa movidos pelo senso de propriedade e prazer no Gesto de Servir No entanto desde a Credibilidade at...