A cultura de uma organização nasce dos valores, das motivaçōes e propósitos dos seus empreendedores.
Ela passa significar como a empresa vive, como atua, como produz bens e serviços, como lida com o mercado, como considera as pessoas e sobretudo como obtém lucro e o que faz com ele.
Nem sempre a cultura organizacional é fruto de um planejamento consciente dos fundadores da companhia.
Na maioria dos casos surge naturalmente pelos valores de berço dos fundadores, sejam eles voltados para uma sobrevivência próspera, ou um sentimento de realização que os movem e mesmo outros motivos, expressos pelo testemunho de vida de cada uma daquelas pessoas .
A cultura, portanto, é o panorama e o cenário que acolhe e orquestra tudo o que a empresa se propõe a fazer, interna e externamente, ou seja, suas finalidades mais básicas como comprar, produzir, vender, cuidar de seus colaboradores, etc e externas, como tratar seus clientes, seus fornecedores, seus provedores, o ambiente e a Sociedade.
Desse equilíbrio harmonioso nasce a raiz dos seus resultados mais importantes:
1. Credibilidade
2. Relevância
3. Preferência dos Clientes
4. Caixa Exemplar
5. Lucro Merecido
Esses resultados, chamados por mim de superiores e admiráveis, quando compartilhados entre todos da empresa, provocam um enorme impacto na razão de ser do empreendimento e na sua materialidade, fazendo daquela organização um organismo saudável que atua na Sociedade como um exemplo de Valor,