Ingredientes Tri ngulo Dialogn stico Exco Pr polis Modo de preparo simples mas n o f cil N o solu o de camel pois na verdade requer muita pr tica e habilidade Comece com o Tri ngulo Dialogn stico assim chamado porque consiste em facilitar um di logo com os l deres da organiza o para construir um diagn stico compartilhado O di logo provocado pelo coach em pequenos grupos durante um workshop perguntando onde estamos para onde queremos ir o que precisamos fazer para chegar l Esse workshop dura dois dias e o produto final descri o da cultura atual descri o da cultura desejada e plano de a o para migrar gradativamente de para Com isso voc ter n o apenas o diagn stico como tamb m o plano de a o para transformar a cultura Entretanto agora vem a parte mais importante para que a mudan a cultural aconte a voc ir precisar de Exco Pr polis N o se trata de uma encanta o m gica de Harry Potter uma express o para lembrar de Exemplo Comunica o Projetos e Pol ticas Exemplo - A cultura organizacional grandemente influenciada pelo comportamento das suas lideran as na c pula e no n vel intermedi rio da institui o A cultura atual o que por causa dos seus l deres Para mudar essa cultura ser preciso entre outras coisas que esses l deres mudem seu comportamento Sem mudan a de comportamento dificilmente haver mudan a cultural Portanto preciso liderar pelo exemplo E aqui que entra a contribui o do coaching individual no processo Mudar de comportamento pode muitas vezes ser dif cil O coaching pode ajudar servindo de suporte para as lideran as desde o CEO at o n vel m dio N o basta coaching em grupo recomend vel introduzir um programa de sess es individuais que atendam s caracter sticas pessoais de cada l der Comunica o - Um engano comum nas organiza es pensar que a cultura possa ser transformada com um plano de propaganda interna e nada mais preciso muito mais um plano de comunica o abrangente profundo e duradouro que inclua n o apenas a emiss o de mensagens unidirecionais da c pula para os colaboradores mas principalmente a intera o de baixo para cima e para todos os lados Cabe organizar e estrutura canais de comunica o amplamente acess veis bem como f runs de debate e discuss es facilitadas para que todos possam conversar sobre seus anseios e receios temores e humores propostas e respostas Isso mais complexo e profundo do que aquilo que as consultorias de marketing est o acostumadas a fazer Comunica o para mudar a cultura carece mais de um caldeir o do que de um pires Projetos Aquele plano de a o gerado no dialogn stico de dois dias na verdade um conjunto de projetos concretos com prazos respons veis e cronogramas que precisam ser implantados com persist ncia e afinco N o resolu o de Ano Novo Aqui reside...