Ingredientes:
Triângulo Dialognóstico
Exco Própolis
Modo de preparo
É simples (mas não é fácil). Não é “solução de camelô” pois, na verdade, requer muita prática e habilidade.
Comece com o Triângulo Dialognóstico, assim chamado porque consiste em facilitar um diálogo com os líderes da organização para construir um diagnóstico compartilhado. O diálogo é provocado pelo coach em pequenos grupos durante um workshop perguntando: (1) onde estamos? (2) para onde queremos ir? (3) o que precisamos fazer para chegar lá?
Esse workshop dura dois dias e o produto final é: (1) descrição da cultura atual; (2) descrição da cultura desejada; e (3) plano de ação para migrar gradativamente de (1) para (2). Com isso, você terá não apenas o diagnóstico, como também o plano de ação para transformar a cultura.
Entretanto, agora vem a parte mais importante: para que a mudança cultural aconteça, você irá precisar de Exco Própolis.
Não se trata de uma encantação mágica de Harry Potter; é uma expressão para lembrar de Exemplo, Comunicação, Projetos e Políticas.
Exemplo - A cultura organizacional é grandemente influenciada pelo comportamento das suas lideranças na cúpula e no nível intermediário da instituição. A cultura atual é o que é por causa dos seus líderes. Para mudar essa cultura será preciso, entre outras coisas, que esses líderes mudem seu comportamento. Sem mudança de comportamento, dificilmente haverá mudança cultural. Portanto, é preciso liderar pelo exemplo. E é aqui que entra a contribuição do coaching individual no processo.
Mudar de comportamento pode muitas vezes ser difícil. O coaching pode ajudar, servindo de suporte para as lideranças desde o CEO até o nível médio. Não basta coaching em grupo; é recomendável introduzir um programa de sessões individuais que atendam às características pessoais de cada líder.
Comunicação - Um engano comum nas organizações é pensar que a cultura possa ser transformada com um plano de propaganda interna e nada mais. É preciso muito mais: um plano de comunicação abrangente, profundo e duradouro que inclua não apenas a emissão de mensagens unidirecionais da cúpula para os colaboradores, mas principalmente a interação de baixo para cima e para todos os lados. Cabe organizar e estrutura canais de comunicação amplamente acessíveis, bem como fóruns de debate e discussões facilitadas para que todos possam conversar sobre seus anseios e receios, temores e humores, propostas e respostas. Isso é mais complexo e profundo do que aquilo que as consultorias de marketing estão acostumadas a fazer. Comunicação para mudar a cultura carece mais de um caldeirão do que de um pires.