Diferentemente dos conflitos cognitivos, que são funcionais na medida em que favorecem a busca de soluções criativas para problemas, os conflitos de relacionamento são disfuncionais, focando menos na busca de soluções e mais na busca de culpados, muitas vezes com ataques pessoais e ofensas. Por isso são bem mais difíceis de serem gerenciados. Mas há abordagens que se mostram eficazes para lidar com conflitos dessa natureza.
Na sequência, são apresentadas algumas dessas abordagens:
A) Procurar conhecer melhor os comportamentos de outras pessoas que despertam emoções negativas em você e aprender a lidar produtivamente com essas emoções
Ao final do século 20, Sal Capobianco, Mark Davis e Linda Kraus desenvolveram um instrumento de avaliação (assessment) dos padrões comportamentais usados pelas pessoas ao lidar com conflitos, o CDP – Conflict Dynamics Profile.
O CDP mede também o que os autores denominaram “hot bottons”: os comportamentos de outras pessoas que desencadeiam emoções negativas em você (que o “tiram do sério”) e podem levá-lo a responder de forma destrutiva. Dada a dificuldade de reagir adequadamente quando estamos tomados por emoções negativas, conhecer nossos “hot bottons” e trabalhar a autorregulação de nossas emoções são um componente crítico da competência em lidar com conflitos. Embora estimuladas pelo comportamento do outro, as emoções trazidas pelos hot bottons precisam ser trabalhadas em você.
Na pesquisa aplicada pelos desenvolvedores do CDP, foram identificados alguns comportamentos que frequentemente funcionam como gatilhos de emoções negativas na outra pessoa. Alguns exemplos: a pessoa nunca demonstrar apreço pelo trabalho do outro, se mostrar sarcástica ou se perder em detalhes, dando importância a aspectos poucos relevantes.
É importante refletir sobre que comportamentos de outra pessoa despertam emoção negativa (hot) em você e por que razão. Conhecendo e identificando melhor as suas emoções em jogo, torna-se mais fácil administrá-las.
O simples ato de pensar reflexivamente sobre isso, entendendo melhor, monitorando e controlando suas emoções, já contribui para reduzir o impacto negativo do comportamento do outro sobre você. Além disso, a consciência a respeito de seus “hot bottons” ajuda a desenvolver estratégias para lidar com os aspectos comportamentais e emocionais envolvidos nos conflitos.