Diferentemente dos conflitos cognitivos que s o funcionais na medida em que favorecem a busca de solu es criativas para problemas os conflitos de relacionamento s o disfuncionais focando menos na busca de solu es e mais na busca de culpados muitas vezes com ataques pessoais e ofensas Por isso s o bem mais dif ceis de serem gerenciados Mas h abordagens que se mostram eficazes para lidar com conflitos dessa natureza Na sequ ncia s o apresentadas algumas dessas abordagens A Procurar conhecer melhor os comportamentos de outras pessoas que despertam emo es negativas em voc e aprender a lidar produtivamente com essas emo es Ao final do s culo Sal Capobianco Mark Davis e Linda Kraus desenvolveram um instrumento de avalia o assessment dos padr es comportamentais usados pelas pessoas ao lidar com conflitos o CDP Conflict Dynamics Profile O CDP mede tamb m o que os autores denominaram hot bottons os comportamentos de outras pessoas que desencadeiam emo es negativas em voc que o tiram do s rio e podem lev -lo a responder de forma destrutiva Dada a dificuldade de reagir adequadamente quando estamos tomados por emo es negativas conhecer nossos hot bottons e trabalhar a autorregula o de nossas emo es s o um componente cr tico da compet ncia em lidar com conflitos Embora estimuladas pelo comportamento do outro as emo es trazidas pelos hot bottons precisam ser trabalhadas em voc Na pesquisa aplicada pelos desenvolvedores do CDP foram identificados alguns comportamentos que frequentemente funcionam como gatilhos de emo es negativas na outra pessoa Alguns exemplos a pessoa nunca demonstrar apre o pelo trabalho do outro se mostrar sarc stica ou se perder em detalhes dando import ncia a aspectos poucos relevantes importante refletir sobre que comportamentos de outra pessoa despertam emo o negativa hot em voc e por que raz o Conhecendo e identificando melhor as suas emo es em jogo torna-se mais f cil administr -las O simples ato de pensar reflexivamente sobre isso entendendo melhor monitorando e controlando suas emo es j contribui para reduzir o impacto negativo do comportamento do outro sobre voc Al m disso a consci ncia a respeito de seus hot bottons ajuda a desenvolver estrat gias para lidar com os aspectos comportamentais e emocionais envolvidos nos conflitos Um reexame aprofundado sobre as emo es desencadeadas em n s por um hot botton pode nos levar a novas explica es ou interpreta es eventualmente mais positivas num processo denominado reenquadramento ou reaprecia o cognitiva Quando nos percebemos incomodados com uma determinada situa o vale a pena refletir sobre ela e reavali -la pois um reenquadramento pode ocorrer e eliminar ou amenizar o inc modo A reaprecia o cognitiva pode n o levar necessariamente a uma mudan a no entendimento que voc tinha da situa o Mas o simples fato de voc ter se permitido avaliar outras possibilidades de interpreta o do ocorrido j o acalma e o deixa mais preparado para uma discuss o num estado emocional mais...