revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #110 - Julho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

As Máscaras do Medo

O que é o medo, onde ele se origina? Todos nós perguntamos isso, não?  O medo é uma emoção poderosa, é um dos produtos da amígdala, uma estrutura no cérebro que tem forma de amêndoa, e é processado no córtex frontal.

As conexões da amígdala controlam o humor, as emoções de modo geral, e principalmente medo, ira e agressividade. É na amígdala que identificamos os perigos, ela funciona como uma sentinela que dá o sinal de alerta, e nos prepara para fugir ou para enfrentar e lutar. Cada hemisfério cerebral tem uma amígdala. E nelas se produzem os significados emocionais, os registros de memorias afetivas, e as associações entre coisas, símbolos, fatos e pessoas.

O medo pode ser um aliado ou um adversário. Como aliado, ele funciona sendo um vigilante atento a tudo que ameaça a nossa preservação. Como adversário ele paralisa, limita e impede o nosso crescimento material, emocional e espiritual.

 A antítese do amor não é o ódio, é o medo. O amor expande nossa energia , o ódio restringe, estreita. O amor aproxima e o ódio repele.

Temos medos externos e internos, que se manifestam como ameaças reais ou imaginárias à nossa integridade física e emocional, nesse caso se manifestam como pensamentos negativos, recorrentes e perturbadores. Dentre eles se destaca a ansiedade, que é o medo de que algo não aconteça, e também de que aconteça, e não saber o que fazer, o medo de errar, de ser inadequado, de fracassar, medo de se expor, do ridículo, de ser rejeitado, etc.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium