revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #110 - Julho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

As Máscaras do Medo

O que é o medo, onde ele se origina? Todos nós perguntamos isso, não?  O medo é uma emoção poderosa, é um dos produtos da amígdala, uma estrutura no cérebro que tem forma de amêndoa, e é processado no córtex frontal.

As conexões da amígdala controlam o humor, as emoções de modo geral, e principalmente medo, ira e agressividade. É na amígdala que identificamos os perigos, ela funciona como uma sentinela que dá o sinal de alerta, e nos prepara para fugir ou para enfrentar e lutar. Cada hemisfério cerebral tem uma amígdala. E nelas se produzem os significados emocionais, os registros de memorias afetivas, e as associações entre coisas, símbolos, fatos e pessoas.

O medo pode ser um aliado ou um adversário. Como aliado, ele funciona sendo um vigilante atento a tudo que ameaça a nossa preservação. Como adversário ele paralisa, limita e impede o nosso crescimento material, emocional e espiritual.

 A antítese do amor não é o ódio, é o medo. O amor expande nossa energia , o ódio restringe, estreita. O amor aproxima e o ódio repele.

Temos medos externos e internos, que se manifestam como ameaças reais ou imaginárias à nossa integridade física e emocional, nesse caso se manifestam como pensamentos negativos, recorrentes e perturbadores. Dentre eles se destaca a ansiedade, que é o medo de que algo não aconteça, e também de que aconteça, e não saber o que fazer, o medo de errar, de ser inadequado, de fracassar, medo de se expor, do ridículo, de ser rejeitado, etc.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos

Não existe Ano Perfeito, mas pode existir um Ano Verdadeiro

Há um segredo pouco conhecido sobre o início de um novo ciclo que pode fazer toda a diferença. Como psicóloga clínica e empresária, quero compartilhar algumas verdades importantes. Primeiro: o segredo não está em buscar algo perfeito, mas algo verdadeiro. Segundo: embora todos falem da importância da verdade, poucos explicam como se conectar com ela. Aqui você irá descobrir. Sempre... leia mais

13 minutos

Qual é o maior desafio para uma cultura inclusiva bem sucedida?

A alma deste artigo está em responder ao questionamento do título acima. O autoconhecimento é o maior desafio para se instituir uma cultura inclusiva assertiva e bem sucedida. Há um grande paradoxo humano que instala a dimensão social na vida de homens e mulheres. O ser humano tem natureza social, inexoravelmente. A começar por nascer do encontro afetivo de duas pessoas, que unem suas... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium