icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #109 - Junho 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Planejando o futuro no presente

Muitas vezes atribu mos toda a responsabilidade de a es sustent veis no impacto da empresa para fora no local na comunidade e no meio ambiente H muitas a es sustent veis da porta para dentro das organiza es e o planejamento estrat gico uma delas Por qu no planejamento estrat gico que a empresa assume o compromisso com a sustentabilidade definindo objetivos espec ficos ligados a essa pauta que v o impactar tanto os objetivos secund rios quanto as a es da empresa Se a sustentabilidade estiver clara nos objetivos principais toda a opera o tende a ocorrer de forma sustent vel visando cumprir com esse objetivo bem diferente quando esse tema secund rio e gera apenas a es pontuais com pouca consequ ncia e impacto Nesse sentido quando se fala em sustentabilidade hoje envolvem-se aspectos ligados sustenta o financeira e tamb m a sua responsabilidade em rela o sustentabilidade do mundo N o cabe mais uma empresa existir se ela n o prev seu impacto na sustentabilidade pr pria de seus colaboradores e do mundo por isso que as pautas ESG ligadas responsabilidade ambiental social e de governan a corporativa n o podem ser s uma jogada de Marketing Para analisar de perto os impactos econ micos sociais e ambientais preciso consci ncia e coer ncia nos discursos pr ticas processos e resultados J temos acesso suficiente informa o para saber quando uma empresa maquia dados para parecer verde diversa e inclusiva Sites e aplicativos como Desrotulando e Limpp compartilham informa es sobre produtos aliment cios e de higiene respectivamente a newsletter da Pratique Consciente comunica pr ticas de greenwashing em marketing de empresas que est o no nosso dia a dia e a plataforma de empregos Glassdoor exibe percep es que trabalhadores t m sobre empregos e empresas Isso para citar apenas alguns exemplos de espa os que podem fornecer informa es de empresas que aliam ou n o o discurso pr tica O discurso das melhores pr ticas para sustentabilidade come a a se tornar indicador para demonstrar a solidez a transpar ncia e a qualidade da atua o das organiza es Discurso esse que envolve tanto a estrutura o da comunica o interna com relat rios...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium