Neste mundo globalizado, ser diferente é o que nos torna únicos, mas também semelhantes. E quando falamos de diferenças estamos praticamente falando de diferenças culturais. Mas o que exatamente é cultura? E a que nos referimos com o termo "diversidade cultural"?
Nós italianos, também, pelas mesmas razões, vivemos em um país extremamente heterogêneo: no Norte, no Centro e no Sul existem 3 mundos diferentes. Cada região então parece ser uma nação em si mesma. Apesar de tudo, porém, fazemos parte de uma única grande macrocultura e compartilhamos muitas características, que nos unem mais do que pensamos.
Cultura é isso mesmo, um grande conjunto de hábitos, línguas, com seus dialetos e idiomas, costumes, comidas, horários… e muito mais. No final, faz parte de nós, seja qual for o nosso país de origem, e nós também fazemos parte dela
Não é por acaso que quando decidimos mudar para outro país, mas também simplesmente para outra cidade, sofremos o que chamam de choque cultural. Claro que esse choque pode ser mais ou menos violento dependendo da nossa capacidade de adaptação e da cultura para a qual nos movemos, mas também do nosso grau pessoal de curiosidade e vontade de conhecer e interagir com o novo mundo que vamos conhecer.
Isso acontece sempre e em qualquer país. Não é legítimo pensar, nem por um segundo, que, pelo simples fato de ambos estarem localizados no sul da Europa e terem línguas muito parecidas “a Espanha é como a Itália, mas com flamenco e paella” ou “Portugal é como a Itália, mas ... com os portugueses".