revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #106 - Março 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Segurança Psicológica fazendo o Capitalismo mais consciente

Se já parece provocador falar em Capitalismo Consciente, o que parece então trazer Segurança Psicológica no mesmo artigo? Me parece propício começar então com um exercício de imaginação.

Que tal imaginar um cenário onde as organizações tomem suas decisões através do impacto que geram em cada tipo de capital (financeiro, ambiental, social, emocional, intelectual, físico, cultural, entre outros)? E assim, tenham mais consciência do papel ativo dos negócios e das pessoas de negócios nas urgências do mundo?

Opa! Temos um Capitalismo Consciente na nossa equação.

Indo além, podemos imaginar que tais decisões são feitas pelas pessoas de negócios e a forma como se relacionam. E se essas relações criarem um ambiente disposto a inovar, com liberdade para expressar diferentes ideias e hábil para lidar com dilemas que impeçam um equilíbrio entre performance e positividade? E assim, sintam-se seguros/as para tomar riscos individuais e interpessoais?

Opa! Temos um time com Segurança Psicológica na nossa equação.

Saindo desse cenário imaginado, vamos para a prática. O movimento do Capitalismo Consciente chegou ao Brasil em 2013. Ele nasceu nos EUA, fruto da soma das pesquisas do Prof. Raj Sisodia da Babson College com a vivência prática do empresário cofundador do Whole Foods, John Mackey, e desde então tem o objetivo de inspirar, educar e disseminar os pilares comuns às empresas humanizadas e prósperas. São eles:

• Propósito Maior: uma razão de existir do negócio que vai além da geração de lucro. Que se preocupa em gerar riqueza, fazê-la circular no ecossistema e colocá-la a serviço de curar uma dor do mundo. Como diz o Prof. Raj Sisodia em seu livro Empresas que curam: “Se você não escolhe conscientemente ser parte da cura, você será parte da dor”.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Aliança de Coaching Climático - Um Movimento Global de Coaching, Abordando a Crise Climática

Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo. Bem-vindo  ao Climate... leia mais

14 minutos

A Liderança no Brasil: uma visão do Leadership Circle

No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta. O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais

11 minutos

Abundância: O que Acontece Quando Paramos de Contar e Começamos a Viver

E eis que começamos a adentrar neste terreno da abundância, que visualizamos fértil, em todos os sentidos. E vamos compartilhar aqui o que encontramos…   O primeiro achado que encontramos foi que, depois de conversarmos sobre a escassez e perguntarmos “e a abundância?”, as respostas imediatas eram: “é o oposto”. E assim fomos criando uma imagem deste oposto, que... leia mais

11 minutos

Uma jornada em busca de ter voz

"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais

10 minutos

Tendência 2 - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico

Tendência 2  - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico“Ser verdadeiramente estratégico” Longe de ser apenas um departamento burocrático focado em processos administrativos e cortes de custos, o RH que precisamos hoje é um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional. Ser verdadeiramente estratégico significa ir além das demandas imediatas e... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium