Você já deve ter ouvido por aí sobre o conceito de segurança psicológica. Se ainda não ouviu, está na hora!
A não ser que a sua organização não esteja precisando inovar, crescer em um contexto de incertezas constantes ou engajar colaboradores, então esse artigo não é pra você.
Mas, se você quer saber como conectar as pessoas com o futuro, tomar decisões mais inteligentes de forma colaborativa, melhorar o clima, a saúde e a performance da sua organização, siga em frente, pois é por meio da segurança psicológica que as organizações vão fazer isso acontecer.
Mas, o que é segurança psicológica?
Segurança Psicológica é um conceito cunhado pela Dra. Amy Edmondson, professora da Escola de Negócios de Harvard e especialista em culturas de grupos.
Interessada em pesquisar sobre como as equipes lidavam com erros, em meados dos anos 90 - há mais de 20 anos atrás - a Dra. Edmondson escolheu o ambiente hospitalar para iniciar sua pesquisa por se tratar de um ambiente desafiador, altamente técnico e onde os erros podem, muitas vezes, ser fatais.
Observando o funcionamento das equipes, ela esbarrou na Segurança Psicológica como principal elemento do aprendizado, da inovação e da alta performance dos times.
Segundo Edmondson:
“Segurança Psicológica é a crença compartilhada pelos membros de um time de que o time é, em si, um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais”.
O que isso significa?
Significa que em times psicologicamente seguros, as pessoas assumem riscos essenciais que podem levar o rumo de uma decisão para outro caminho como, por exemplo, divergir de uma ideia, dialogar sobre temas sensíveis, contribuir com pontos de vistas diferentes sem medo de ser julgado, humilhado ou de sofrer qualquer tipo de retaliação. E, quando isso acontece, o time é capaz de aprender junto, incluindo todos os pontos de vista para arriscar mais, tomar as melhores decisões de forma mais ágil e inteligente, melhorando o seu desempenho e, consequentemente, o nível de colaboração e engajamento.