(Practice – Bringing the team coaching competencies to life)
Este texto tem por base o que foi apresentado no Converge 2021, da ICF (International Coaching Federation), na sessão intitulada “Bringing the ICF Team Coaching Competencies to Life”, conduzida por Lucy Widdowson, Katerina Kanelidou e Carrie Abner.
A apresentação foi organizada em 3 grandes blocos: A) O passado: o histórico até aqui; B) O presente: definições, modalidades de desenvolvimento de equipes e temas críticos; C) O futuro: os planos da ICF para a certificação da especialização em Coaching de Equipe. O texto a seguir está organizado com esta mesma estrutura.
A) O PASSADO - A jornada até aqui:
Para desenvolver em profundidade o conjunto das competências de Coaching de Equipe, a ICF implementou várias iniciativas ao longo de três anos. Em 2018, conduziu uma pesquisa rigorosa, visando identificar os conhecimentos, habilidades e práticas que os coaches vinham utilizando ao aplicarem as competências essenciais de coaching em trabalhos com equipes. Em 2019, realizou uma análise abrangente da literatura existente sobre equipes e coaching de equipe. Em seguida, através de entrevistas, enquetes e workshops, buscou ouvir e contar com a contribuição de coaches de equipe experientes de vários países. Com base nos resultados dessas iniciativas, a ICF publicou, em outubro de 2020, um documento contendo a descrição completa das Competências de Coaching de Equipe.
Foram mantidas para o coaching de equipe as competências essenciais aplicadas ao coaching. A diferenciação em relação ao coaching individual se deu no detalhamento das subcompetências.
A publicação das Competências da ICF para Coaching de Equipe foi um passo de grande relevância para apoiar os profissionais de coaching na compreensão dos distintos conhecimentos, habilidades e tarefas necessários para trabalhar com equipes. E é extremamente oportuna, pois as competências de coaching de equipe estão entre as disciplinas de maior crescimento no universo do coaching atualmente.