(Work – Harness the power of instinct & human spirit at work)
Este artigo está baseado na palestra proferida durante o Converge21 pelas coaches Flame Schoeder, MCC e Donna King, ACC.
Uma reflexão
Quando fui convidado por Cândida Semensato, presidente da ICF Brasil Chapter, para escrever um artigo para esta importante Revista Coaching Brasil, eu não fazia ideia de qual tema escolher. Optei por este antes mesmo de assisti-lo. Para minha surpresa, o assunto tem muita conexão com o tema que abordei no número 80 desta mesma revista sobre o Converge19, que falava de Inteligência Espiritual. Coincidência? Agradável coincidência pela qual sou muito grato.
Vamos lá para mais esta viagem nos caminhos maravilhosos do coaching profissional
O começo: Um poema
“Existe um mal-entendido comum entre todos os seres humanos que já nasceram na Terra, de que a melhor maneira de viver é tentar evitar a dor e apenas procurar se sentir confortável, característica também presente no mundo animal. Uma abordagem muito mais interessante e alegre da vida é começar a desenvolver nossa curiosidade para descobrir o que existe por trás dos comportamentos”
Pema Chodron.
O caminho – Do instinto para o espiritual – as duas chaves
Segundo as autoras, as pessoas têm comportamentos que são originados no instinto ou no eu espiritual, gerando energias de aspectos diferentes, as primeiras buscam o prazer no curto prazo e as segundas no longo prazo.
A mudança das chaves
O processo de coaching profissional ajuda nesta jornada de mudança de estado de consciência, do instinto para o espiritual.
A produtividade e os ambientes de trabalho
Elas fazem um apanhado das qualidades mais poderosas de um ambiente de trabalho de alta produtividade como: trabalhar duro em qualquer situação, alta resiliência, colaboração, senso de propósito, criatividade, metas claras e engajamento das equipes
De acordo com o Instituto Gallup em recente pesquisa, 80% dos entrevistados não se sentem consistentemente engajados no trabalho.
Por que é tão difícil para as equipes de engajarem para a produção consistente de resultados?