revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #102 - Novembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como pode a humanidade prevalecer em face da mudança tecnológica exponencial e abrangente?

Nosso mundo entrou em um período de mudança verdadeiramente transformadora, em que muitos de nós ficaremos surpresos com a escala e o ritmo dos desenvolvimentos que simplesmente não havíamos previsto. Esses avanços tecnológicos exponenciais oferecem um potencial tremendo e, com essas oportunidades, vêm novas responsabilidades tremendas.

O maior desafio da humanidade

Acredito que a escala da mudança causada por eventos recentes e imprevistos como o Brexit (a decisão do referendo do Reino Unido de junho de 2016 de deixar a União Europeia) será minúscula em comparação com o impacto de uma avalanche de mudanças tecnológicas que poderia remodelar a própria essência da humanidade e cada aspecto da vida em nosso planeta.

No passado, cada mudança radical na sociedade humana foi impulsionada principalmente por um fator de mudança fundamental - da madeira, pedra, bronze e ferro para vapor, eletricidade, automação de fábrica e Internet.

Hoje, no entanto, vejo um conjunto de megashifts habilitados para a ciência e a tecnologia se unindo e redesenhando não apenas o comércio, a cultura e a sociedade, mas também nossa biologia e nossa ética.

Um manifesto para promover o florescimento humano

Já estava farto das visões utópicas e advertências diatópicas de Hollywood. O futuro não pode ser criado com base em otimismo cego ou medo paralisante!

Meu objetivo com este assunto é ampliar e acelerar o debate sobre como garantir que possamos orientar e debater os desenvolvimentos da ciência e da tecnologia para que cumpram seu propósito principal, que deve ser servir à humanidade e promover o florescimento humano.

Minha ambição é levar a discussão além dos domínios dos exuberantes tecnólogos, acadêmicos sérios e analistas atenciosos para expressar um conjunto de preocupações que estão longe de serem abordadas ou mesmo reconhecidas pela população em geral.

Como futurista, também espero dar presença real e urgência atual a um futuro que parece além da compreensão e indigno de atenção para muitos.

Só porque podemos, não significa que devemos

Acredito que precisamos recuar de um debate liderado por especialistas sobre o que é possível e como alcançar o que desejamos. Podemos começar com uma exploração fundamental sobre qual papel queremos que as tecnologias transformadoras desempenhem no serviço à humanidade. Só porque podemos, não significa que devemos tudo.

Para ajudar a orientar esta exploração, estabeleci o que acredito serem as forças motrizes da mudança e apresentei uma avaliação de seus impactos e implicações potenciais. Eu destaquei muitas questões fundamentais levantadas pelo acelerado - e em muitos casos exponencial - ritmo de desenvolvimento em vários campos da ciência e tecnologia.

Argumento que devemos colocar a felicidade e o bem-estar humanos no cerne dos processos de tomada de decisão e governança que moldarão os investimentos futuros em pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento e comercialização porque, no final das contas, tecnologia não é o que buscamos, mas como buscamos.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O que me trouxe até aqui? A ATITUDE como força motriz da transformação

Muitas vezes nos perguntamos: "O que me trouxe até aqui?" Para mim, a resposta é clara e poderosa: a atitude. Não apenas como um traço de personalidade, mas como uma força motriz, uma energia interna que me impulsionou, mesmo diante das adversidades, a continuar caminhando – e, mais do que isso, a construir o meu próprio caminho. Venho de uma infância marcada por dificuldades... leia mais

10 minutos

Tendência 6 - Chega de joguinhos e crie um ambiente onde ninguém precise fingir

Tendência 6 - Chega de joguinhos e crie um ambiente onde ninguém precise fingir “Criar ambiente de Confiança” Imagine a seguinte situação: esquecer um celular ou uma carteira em um banco de uma praça movimentada e só se dar conta algumas horas depois. Este pode ser um pesadelo ou uma experiência gratificante, a depender das pessoas que compartilham aquele espaço. Pois... leia mais

11 minutos

Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento: O Poder Transformador das relações

Falar sobre diversidade é, na essência, falar sobre as relações. A diversidade está presente em todos os aspectos da vida e não se trata apenas de aceitá-la ou não; é uma questão de como cada indivíduo escolhe vivenciá-la em sua totalidade. Ao olharmos para a natureza, observamos a riqueza e a complexidade do mundo em que vivemos. Não poderia ser diferente em nossa sociedade. Nela, a... leia mais

12 minutos

Liderança de Opinião na Era da Inteligência Artificial

É possível dizer que, nos últimos 30 anos, passamos por algumas das mudanças mais importantes da história. O fim da União Soviética e a lógica de mundo da Guerra Fria, o ataque às Torres Gêmeas, Lehman Brothers e a crise econômica de 2008, Primavera Árabe, COVID-19 e muitos outros episódios marcaram o início de uma nova era. O mundo do século XXI é radicalmente diferente do que... leia mais

10 minutos

Perguntar é Inovar - O Impacto das Perguntas Certas na Liderança em Tempos Digitais

Quantas vezes nos perguntamos: "Será que estou fazendo a coisa certa?" Eu me pego refletindo sobre isso frequentemente. Recentemente, percebi que uma pergunta ainda mais poderosa é: "Será que estou fazendo o meu melhor?" Vivemos em um ambiente onde as perguntas são frequentemente usadas para julgar, diminuir ou enfraquecer. No ambiente corporativo, em especial, as perguntas muitas vezes... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium